Resenha Amigas para sempre




Amigas para sempre
Firefly Lane, Livro 01
Kristin Hannah
Arqueiro, 2014
  Sinopse: Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.

No verão de 74 ninguém poderia imaginar que duas meninas tão diferentes uma da outra como Kate e Tully viriam a ser amigas. Kate tem tudo pelo que Tully anseia: uma família unida e a certeza de um amor incondicional.
Já Tully é tudo que Kate espera ser um dia: forte, descolada, popular, desejadas. Mas é nessa improvável amizade que as uniu que deu força para que ambas pudessem crescer e vencer seus medos e angustias.
Só que com o passar dos anos a vida dessas duas mulheres tomaram rumos diferentes, enquanto Kate se casou e teve filhos com o homem que amava, Tully ganhou o mundo, sendo a “Queridinha da América”, estourando na TV como jornalista, eis que ai a trama ganha força e desenvolvimento. Como duas mulheres tão diferentes manteriam uma amizade? Será que essa amizade estaria de pé aconteça o que acontecer?
“- Às vezes, ser uma boa amiga é não dizer nada.
– Então eu devo apenas ficar assistindo a ela cometer um erro.
– Às vezes, sim. E depois você fica por perto para juntar os cacos.” p. 118
Gostei muito como a Kristin criou essas duas personagens, eu me identifico muito com a Kate com seu romantismo e amor pela família e a sua disposição à amar, mas também vejo muito da Tully em mim: a determinação e esse anseio de querer vencer. Gostei de ver como a autora trabalhou essa questão de identificação, de empatia! É muito bacana ver como nós mesmos podemos ansiar por coisas diferentes ao mesmo tempo!
Entretanto, a autora também trabalha brilhantemente o quanto nós somos o que escolhemos ser, que tudo que escolhemos terá uma conseqüência, tanto Kate, quanto Tully vivenciaram isso. Tudo se complica ainda mais quando Kate se torna mãe ao passo que Tully sente os arroubos da vida que escolheu, novamente as ansiedades podem por a amizade a perder.
Ta bem, confesso, eu estava pra entrar no livro e dar uns tapas em Tully, apesar de admirar a garra dela, senti mais raiva que orgulho ao longo da história, seu egoísmo e sua luta pelo sucesso custe o que custar se provaram tão medíocres e tão falhos que fizeram dessa mulher ainda mais solitária.
Kristin arrasou, além de investir na amizade dessas duas mulheres, que tantos contratempos e altos e baixos que viveram, o fato da autora ter tido o cuidado em ir mesclando a ficção com períodos históricos e que marcaram, como a morte de Diana, os atentados e posteriormente a guerra entre os grupos talibãs, deu um ar de realidade a mais na trama.
Admito que a trama cresceu, quando eu estava quase sem esperanças de este realmente ser um livro da Kristin vem essa diva das palavras e dá uma guinada na obra e creio que essa era a intenção da autora desde o inicio: ir cozinhando seu leitor em banho Maria, ir dando significado página à página para nos fazer compreender que a amizade é um amor que nunca morre, assim como o amor de uma mãe por seu filho, sendo ambas formas de amor por toda a eternidade!

9 comentários:

  1. Para ser sincera esse livro nunca me chamou atenção. Ele parece ser daquele tipo que você passa um mês para termina,só para no final vc dá aquele suspiro de dever cumprido, as vez gosto de sentir que "encontrei a historia" ,mas no momento estou numa daquelas ressacas...estou em busca de livros fofos e rapidos....kkkkk Sua resenha foi perfeita,super bem escrita,mas acho que vou deixar para proxima. (Quem sabe nas ferias,né?)
    beijinho
    http://www.leituraseloucuras.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Thaila =)

    Sempre leio resenhas maravilhosas dos livros dessa autora, mas ainda não tive oportunidade de ler de ler nada dela.
    Sei bem como é esses personagens difíceis que nos deixam com vontade de entrar no livro
    para ter uma conversinha com eles rs...
    Uma pena que a história não te cativou desde o incio, mas pelo visto o final fez valer a pena o
    "sofrimento" rs...

    Ótima resenha flor =)

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse livro. Li e amei. Tive os mesmo sentimentos que você. Me identifiquei com Kate e Tully e tinha horas que queria pegar a Tully na porrada. kkkkkkkkkkkk
    Tem umas partes que são lentas, mas no final vale a pena apesar de achar que poderia ter sido diferente.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  4. Oiee.
    Só li um livro da autora até hoje que foi O Caminho para Casa, chorei litros com ele, como não sou fã de ler livros que me fazem chorar, não li mais nada.
    Mas para quem gosta de histórias lindas e belas com certeza, vale a pena.


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Oi Thaila!
    Os livros dessa autora são maravilhosos!!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaila, o livro deve ser bem gostoso de ler. E vejo que você gostou e se identificou com as personagens. É muito bom quando isto acontece.
    Ótima dica.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Thaila
    Adorei sua resenha e a premissa desse livro
    Li um outro livro da autora e amei, vou procurar mais sobre esse
    Beijos
    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Fiquei sabendo desse livro a umas duas semanas
    e de cara me apaixonei

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  9. Oi querida,
    Esse é um dos livros que deixei na lista da mamy ele parece ser muito legal afinal e difícil nós apegarmos aos personagens.Adorei a resenha.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa