Link-me

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Resenha A Grande Solidão



A Grande Solidão
Um lugar selvagem, um amor sem limites
Kristin Hannah
Arqueiro, 2018
Sinopse: Alasca, 1974.
Imprevisível. Implacável. Indomável.
Para uma família em crise, o último teste de sobrevivência.
Atormentado desde que voltou da Guerra do Vietnã, Ernt Allbright decide se mudar com a família para um local isolado no Alasca.
Sua esposa, Cora, é capaz de fazer qualquer coisa pelo homem que ama, inclusive segui-lo até o desconhecido. A filha de 13 anos, Leni, também quer acreditar que a nova terra trará um futuro melhor.
Num primeiro momento, o Alasca parece ser a resposta para tudo. Ali, os longos dias ensolarados e a generosidade dos habitantes locais compensam o despreparo dos Allbrights e os recursos cada vez mais escassos.
Porém, o Alasca não transforma as pessoas, ele apenas revela sua essência. E Ernt precisa enfrentar a escuridão de sua alma, ainda mais sombria que o inverno rigoroso. Em sua pequena cabana coberta de neve, com noites que duram 18 horas, Leni e a mãe percebem a terrível verdade: as ameaças do lado de fora são muito menos assustadoras que o perigo dentro de casa.
A Grande Solidão é um retrato da fragilidade e da resistência humana. Uma bela e tocante história sobre amor e perda, sobre o instinto de sobrevivência e o aspecto selvagem que habita tanto o homem quanto a natureza.

Que eu amo os enredo da Kristin Hannah vocês já estão cansados de saber, que eu acho ela uma autora fod@ isso também, mas em seu novo romance, Kristin surpreende por trazer no enredo uma sensação tão perturbadora de inconstância dos personagens e suas ações que prende do começo ao fim. 

A família Allbright é composta por Ernt, Cora e Leni três pessoas fragilizadas. Ernt pelo Vietnã, e mãe e filha pela situação de calamidade ao qual o pai e marido se encontra. Cora é submissa aos mandos do marido e segui-lo é tão natural que chega a ser ridículo e abusivo, mas é uma daquelas relações em que submissão e abuso são comuns. Leni, apesar de iniciar a trama com 13 anos aparenta mais maturidade e sagacidade para superar as adversidades.

Quando Ernt ganha como herança uma terra no gélido Alasca ele e sua família se mudam, deixando para tudo o que era conhecido e adentram rumo a uma nova terra, uma nova vida. O Alasca dos anos 70 é frio, selvagem e brutal, tão igual Ernt que a comparação é fácil. O Alasca podia matar, Ernt também.
O Alasca parecia ser uma tabua de salvação, mas as terras gélidas e os invernos rigorosos se provaram pouco perante a constante alteração de Ernt, o frio do Alasca, o ciúme por Cora e uma parte da comunidade local tão perturbada quanto o próprio Ernt se provaram ser uma provação para o crescimento de Leni.

Paralelamente vemos surgir um romance entre Leni e  Matthew, inicialmente um colega de escola e depois um grande desafeto de Ernt. Já deu pra pressentir o lado Romeu e Julieta da trama, não é?
Mais do que isso eu não conto, mas conto que Kristin surpreendeu mais uma vez, a frieza do Alasca atrelada com a obsessão de Ernt se mostram tão assustadora quanto os lobos que poderiam aparecer no quintal em uma tarde de inverno, é intrigante ver como mesmo um enredo se passando na década de 70 consegue ser tão atual e trazer temas intrigantes para ser debatido.

Eu também gostaria de dizer que senti muita tensão enquanto lia, tensão por conta do comportamento dos personagens, senti o medo de Leni e o desespero de Cora, senti raiva de Ernt e vibrei com Matthew. Aliás, achei bem intrigante como em meio de uma história tão triste a autora encontrou uma forma de trazer um amor puro e verdadeiro a história, quase como uma flor que desabrocha em meio ao gelo.

Kristin nunca decepcionou e dessa vez não foi diferente, a trama mostra sobre amor, dor, perda e reencontro, decepção e traz muito frio, frio por conta do medo que transpassa as páginas e chega ao leitor. Nesse livro vemos como o amor pode destruir uma família, mas como justamente o amor pode unir.

8 comentários:

  1. Aiiii que saudade daqui, nunca mais tinha vindo, meu tempo com a faculdade tá péssimo.

    Sou uma vergonha, não lembro de ter lido livro dessa autora e sempre me apaixono pelas histórias. Amei essa resenha.

    Beijos
    Moda e Eu

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada desta autora, mas gostei dessa história. Gostei também da expressão que você usou ao se referir a história: "quase como uma flor que desabrocha em meio ao gelo."

    Me identifiquei com seu perfil, tão parecido comigo. Será por que também sou taurina? "Sair sem uma sombrinha e um livro na bolsa é quase impossível!"
    Boas leituras.

    ResponderExcluir
  3. Oi Thaila! A autora sabe criar histórias bem comoventes e essa me pareceu ser bem diferente das demais dela, na verdade, o cenário é bem diferente. Adoraria ler. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaila, tudo bem?
    Ainda não tive uma oportunidade de ler nada da autora, mas as tramas criadas por ela parecem ser comoventes e cativantes. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Thaila =)

    Posso colocar como meta de leitura ler algo da Kristin em 2019? rs... Sempre leio resenhas maravilhosas dos livros da autora e tudo me faz crer que elas possuem todos os ingredientes que amo em bons dramas.

    O por que eu ainda não dei uma chance a autora, só Deus sabe rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  6. Não é um gênero que eu leio com frequência. Mas adorei saber que você gostou da leitura e fiquei curiosa para conhecer.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nada da autora, mas não é de hoje que tenho curiosidade de ler algo dela, pq só escuto coisas boas sobre seus livros. Esse aí parece ser bem dramático mesmo, o que não é muito meu estilo. Mas deve ser uma história realmente envolvente!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  8. Olá Thaila,

    Faz tempo que não leio nada da autora, esse livro está na minha lista de desejados e pela sua excelente resenha sei que vou adorar a história....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!