Resenha A Lista de Brett





A Lista de Brett
Lori Nelson Spielman
Versus, 2014
Sinopse: Brett Bohlinger parece ter tudo na vida — um ótimo emprego como executiva de publicidade, um namorado lindo e um loft moderno e espaçoso. Até que sua adorada mãe morre e deixa no testamento uma ordem: para receber sua parte na gorda herança, Brett precisa completar a lista de sonhos que escreveu quando era uma ingênua adolescente.
Deprimida e de luto, Brett não consegue entender a decisão de sua mãe — seus desejos adolescentes não têm nada a ver com suas ambições de agora, aos trinta e quatro anos. Alguns itens da lista exigiriam que ela reinventasse sua vida inteira. Outros parecem mesmo impossíveis.
Com relutância, Brett embarca numa jornada emocionante em busca de seus sonhos de adolescência. E vai descobrir que, às vezes, os melhores presentes da vida se encontram nos lugares mais inesperados.

“Eu me aninhei junto à minha mãe, exatamente como ela havia feito tantas vezes. E então tomada pelo desespero, cerrei os olhos e implorei a Deus que a curasse.”
“Ele não me ouviu.” p. 9

Às vezes a vida pega peças que não conseguimos entender de uma maneira lógica, ou rápida, é preciso deixar o tempo agir, Brett tem uma dessas peças na mão após perder a mãe para o câncer e diferentemente de seus dois irmãos, terá que cumprir uma prova para ter direito à sua herança: doze meses, dez metas a completar, pena que essas metas foram escritas vinte anos atrás, quando Brett era apenas uma garota sonhadora...
A Brett de hoje é uma completa estranha para aquela menina, muito mais cética e acomodada com a vida sem surpresas de seu relacionamento com Andrew e seu cargo executivo na empresa da família.
O que aquelas duas Bretts poderiam ter em comum? O que a antiga Brett pode despertar nesta atual?

“É claro que você mudou, mas, querida, temo que tenha abandonado suas verdadeiras aspirações. Você ao menos tem alguma meta hoje em dia?” p. 33

Eu sempre fui doida para ler este livro e quando o vi em promoção é claro que comprei e apesar das leituras de parceria não pude resistir de passar o livro na frente de alguns outros.

“Não existe não devia quando se trata de sentimentos. Eles são o que são.” p. 228

É uma história de amor! Mas não de amor romântico, carnal, mas um amor de devoção entre mãe e filha que transcende tudo, inclusive a morte. Não é fácil ter que conviver com a perda e menos ainda se reerguer após a dor de perder quem se ama, mais do que uma missão, a mãe de Brett lhe deixou um presente: um recomeço, explorando todos os pontos que só são conhecidos em uma relação cúmplice.
As metas que no principio parecem absurdas para Brett são necessárias para que esta se descubra para além de sua zona de conforto, da sua acomodação com situações, tudo com o intuito de fazer Brett alguém melhor e consequentemente mais feliz.

“Eu acho que cada um tem o poder de realizar os próprios desejos. Só precisamos encontrar coragem para isso.” p. 336

Entre risos e choros, encontros e desencontros é impossível não vibrar pelas conquistas que Brett vai tendo ao longo dos meses e das metas concretizadas, é como se ela fosse se descobrindo como realmente é ao longo do caminho, deixando de lado seu egoísmo, sua mesmice, redescobrindo seu eu. Não é que Brett tenha ganhado passos para a felicidade, mas é que a mãe a conhecia tão bem que sabia o que ela precisava para ser feliz e no fim são ideais como os de qualquer outra pessoa o faz com que nos identifiquemos facilmente vivendo as mesmas situações que a protagonista.
Mais do que uma lista de metas de uma história ficcional, “A lista de Brett” dá um puxão de orelha, mostrando que nós mesmos muitas vezes nos habituamos a uma rotina única de acordar, trabalhar e dormir de maneira que nos esquecemos do que é importante, de realizações que trazem prazer, dos sonhos que vamos esquecendo ao longo dos anos, mesmo que estes sejam importantes.

“O amor é a única coisa sobre a qual você nunca deve chegar a um meio-termo.” p. 355

Um livro cativante em todos os sentidos, que me fez chorar, rir, me senti mais de uma vez na pele de Brett, por isso a trama foi ainda mais agradável, uma leitura ágil e que te faz querer se resgatar um pouco, de ter mais ganas de viver, e com todas as suas pequenas e valiosas lições é de todas as formas possíveis é um dos favoritos, não só do ano, mas da vida de leitora.

8 comentários:

  1. Também amei este livro, me apaixonei pela história de Brett e por sua trapalhadas!!
    Sua resenha ficou linda!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaila!
    Ando loucaaa pra ler esse livro! Todo mundo fala que ele é adorável e tenho certeza que irei me apaixonar por Brett. Sem contar que é uma história bem diferente das que tenho lido ultimamente, estou precisando de enredos diferentes pra ontem! rs
    Sua resenha ficou linda, fez meus olhinhos brilharem. Espero ler em breve!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  3. Oie Thaila =)

    Sempre leio resenhas super positivas desse livro e já faz algum tempo que estou querendo ler ele. Espero também me sentir cativada pela historia e seus personagens ^^

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Não conhecia esse livro mas achei muito interessante mesmo. Entrou para minha lista de desejados.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Como assim eu não tenho esse livro? Quero pra ontem!!! hahaha
    Adorei a sinopse e tua resenha só me deixou louca de vontade de ler. Eu não conhecia a obra, mas já tá na lista de compras, esperando uma boa promoção!

    Amei, Thaila!
    Beijos
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre li/ouvi comentários muito bons á respeito desse livro. Normalmente, não é o tipo de literatura que eu costuma ler, mas confesso que fiquei bastante curiosa. Sem contar que acho a capa uma graça! :)

    bjs!

    Thais;)

    http://umaconversasobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Thaila! Já li A Lista de Brett e amei! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Esse livro está na minha lista tem tempo!! Adorei saber mais!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa