Resenha A Lista


A Lista
-Todo mundo tem uma história-
Cecelia Ahern
Novo Conceito, 2015
Sinopse: Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.
Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.
Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

Ai como é difícil resenhar Cecelia, nunca vou me cansar de dizer isso! Sempre sinto que falo demais e morro de medo de dar spoliers e ao mesmo tempo sinto que não disse um terço dos sentimentos que o livro me passou, mas vamos fazer o melhor certo? Espero que curtam!
Você já se perguntou qual a história daquela senhora que vive mal humorada na sua rua? Ou a daquela pessoa super divertida do seu trabalho? Ou quem sabe até mesmo já se perguntou sobre a história da sua família? Da sua mesmo?
Kitty Logan está num buraco bem fundo: em meio a ânsia de alcançar prestigio como jornalista televisiva cometeu o pior dos erros e prejudicou um homem inocente, agora ela está beira de perder seu emprego na revista gerenciada por sua melhor amiga Constance, sua quitinete é atacada todos os dias por vandalismos e seu namorado foi embora, simples assim.
Como se não bastasse Constance está morrendo...
Constance é uma mulher peculiar, criativa e instigante parece ter um instinto para boas histórias e sabe que Kitty precisa de uma não só para manter seu emprego ou remediar seu deslize, mas acima de tudo ela precisa de uma boa história para compreender que boas histórias podem ser as mais simples.
Do dia para noite Kitty ganha uma lista com cem nomes e tem menos de duas semanas para encontrar estas pessoas, desvendar seus segredos e escrever a melhor matéria de todas...
E é ai que a trama ganha enredo!
No começo Kitty é uma verdadeira vaca! Egoísta e mimada ela não percebe as besteiras que fez na vida de um homem inocente, apenas pensava em como isso poderia respingar nela e em seu futuro, como jornalista ela não percebeu o mais lógico: as palavras tem poder! Ao receber a missão de encontrar e escrever sobre cem pessoas que aos seus olhos são anônimas ela ganha não só um trabalho instigante, mas uma chance de repensar seus valores.
Archie, Eva, Birdie, Ambrose, Jedrek Mary-Rose são alguns dos nomes dessa lista. Cada um deles tem um passado, um presente e uma perspectiva de futuro para contar, não que eles tenham sido pessoas famosas ou que tenham feitos extraordinários para contar ao mundo, nada de escândalos, alguns segredos, mas qual seria a ligação entre eles e as demais 94 pessoas? O que teriam em comum? Cabe a Kitty descobrir.
“Todo individuo em qualquer parte do mundo tem uma história extraordinária para contar.” p. 373
Como é o seu dia? Acorda e vai para escola/faculdade? Vai para o trabalho, ou trabalha em casa? Já viajou? Realizou algum sonho? Teve um grande amor? Fez o bem não olhe a quem?
Parece que estou louca ao fazer essas perguntas, certo? Mas você compreenderá que elas fazem todo o sentido quando perceber que os pequenos detalhes compõe a sua história, que é uma história especial, pois é sua!
“Talvez pensemos que somos pessoas comuns, que nossa vida é entediante [...]. mas na verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes, admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho.” p. 373
Junto com Kitty ri e me emocionei, me identifiquei com as pessoas que ela foi encontrando, fiz novas amizades com seus personagens e assim como nossa protagonista percebi que a vida é feita de momentos.
Cecelia vem falar da vida em A Lista, de forma sutil e muito dinâmica. Dessa vez, ela aborda uma história em que o personagem não precisa ser mirabolante, ele precisa apenas ter uma história pra contar.
Não é só Kitty que vai mudando conforme passa mais tempo com essas pessoas que conheceu por meio do acaso, eu enquanto leitora também fui mudando meu olhar; o começo, assim como Kitty estava ansiando para descobrir logo o que ligava pessoas tão diferentes e confesso que em primeiro ponto me decepcionei ao ver que era algo tão simples, mas depois que terminei a leitura consegui me centrar na trama e perceber que o interesse de Cecelia era criar essa expectativa no leitor e depois mostrar que uma grande história pode vir de onde menos se espera, inclusive de nós mesmos, reles mortais! Em linhas gerais é uma história mais lenta que as demais dela, na qual o leitor saboreia aos poucos, mas que mesmo assim não perde o brilhantismo!

11 comentários:

  1. Oi Thaila!
    Eu também li e amei esse livro! Sua resenha está perfeita, é verdade que a gente também muda junto com o livro!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaila!
    Nossa, já amei! Quero começar logo a leitura \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu sou super apaixonada por Cecelia Ahern e esse é um lançamento que eu preciso muito conferir!
    Abraços!
    http://somaisumapaginamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro eu pedi para minha amiga que é fã da autora, mas aqui na minha rua está com problemas os Correios e ainda não recebi :(
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii...
    Li e adorei esse livro. Ele é uma graça, como todo livro da Cecelia. \o/
    Sua resenha está uma fofura.
    Tenha um bom Domingo.
    Beijinhos ;**

    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Ainda não li esse livro, mas parece ser bem interessante
    Gostei da sua resenha, ficou bem legal
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  7. Oi Thaila!
    A sinopse de A Lista não chamou muito minha atenção, mas sua resenha me deixou bem curiosa. Imagino que eu também iria ficar curiosa sobre o que liga as pessoas da lista, mas gostei da ideia da autora de não colocar algo muito grandioso, mas mostrar que cada um tem sua importância.
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Tudo o que a Cecelia escreve é bom! Só escuto elogios quanto a esse livro, preciso ter muito dinheiro, por cada vez mais ela vai melhorando sua escrita e sua história, logo, continua lançando novos sucessos e eu pobre não posso comprar hahaha

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Thaila, a sua resenha é a primeira que diz que gostou do livro.
    Depois de tantas negativas não sei se eu estou com entusiasmo de ler o livro.
    Mas gostei muito da sua resenha.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha Thaila! Estou ansiosa para ler A Lista! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  11. Livro emocionante. Fiquei apaixonada (mais uma vez) pela Cecelia ♥ ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa