Resenha Para onde Ela foi



Para Onde Ela Foi
(Duologia Se eu ficar- versão Adam)
Gayle Forman
Novo Conceito, 2014
Sinopse: Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.





Este livro é um pouco difícil de resenhar, foi um misto de sentimentos que não consegui ordenar rapidamente, por isso demorei para resenhar. Minhas críticas a Se eu ficar foram em torno da previsibilidade da trama, mas em Para onde ela foi eu não sabia o que esperar, não li resenhas de outros blogs sobre ele, não folheie na livraria, foi um livro sem bagagem. Acredito que isso foi crucial para me envolver com a trama de tal forma.
Nessa nova trama de Gayle, conhecemos um novo Adam e uma nova Mia, não foram só as estações que mudaram, mas também a personalidade desses personagens. Faz três anos desde o acidente que vitimizou a família de Mia e a deixou em um estado de coma por alguns dias. Todo o processo de recuperação foi zelado por Adam, que ainda era o projeto de rock star. Entretanto, Mia fechou-se em si mesma, afastando-o, deixando-o no silêncio...
Três anos se passaram, hoje Adam não é mais o jovem leve que conheci, ao contrario, é um homem perturbado pela música, que antes era uma paixão. Sua dor pelo abandono colocou a sua banda no topo, mas tudo isso custou um preço: sua paz. Atormentado por lembranças e problemas, Adam se vê cada vez mais no fundo e sem ninguém para socorrê-lo, já que a única que tem o poder de salvá-lo é quem o jogou na escuridão do silêncio.
“Ela se foi há um tempo, enquanto fico tentando entender a ambigüidade que ela deixou em mim. Porque imaginei muitas coisas nos últimos três anos. A maioria delas, versões de algum tipo de Grande engano, um mal-entendido enorme, e muitas das minhas fantasias envolvem as formas com as quais Mia me pede perdão. Desculpas por retribuir meu amor com a crueldade do seu silencio. Por agir como se dois anos da vida− aqueles dois anos da nossa vida− não significassem nada.” p. 91
Mia é uma musicista clássica de sucesso, mas também não consegue entender se suas escolhas foram corretas, mas haveria tempo para reconstruir? O destino parece dizer sim, uma noite, uma única noite para liberta-se do passado, para livrar-se da mágoa, para resgatar o amor. Estariam eles preparados para tal libertação?
“Mas eu faria tudo de novo. Faria aquela promessa milhares de vezes e a perderia milhares de vezes para tê-la ouvido na tocar a noite passada ou vê-la esta manhã à luz do sol. Ou mesmo sem isso. Só para saber que ela estava em algum lugar ai fora. viva” p. 182
Além de acontecimentos dos dias atuais, Adam narra tudo o que ouve antes, durante e depois do acidente fatídico e seus desdobramentos, tudo com uma intensidade que parece sair das páginas, sua dor é tão palpável que transborda das páginas e toca o leitor com uma intensidade única. Novamente me impressionei e me apaixonei pelo jeito de Gayle de escrever, termino a leitura com um contentamento indescritível e sei que Adam e Mia deixarão marcados sua história de amor, reencontro e perdão em minha mente. Recomendo milhões de vezes!

24 comentários:

  1. Eu gostei muito mais deste livro do que do primeiro. E pelo jeito você também né?!

    Amei a resenha flor!!!!!

    Bjksssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tinha lido uma resenha sobre esse livro tb, essa é a primeira. E fiquei surpresa, pois eu achava que se tratava da mesma história do livro 1, só que narrada por ele. Não sabia que era, de fato, uma continuação (sou meio devagar nessas coisas, só pode..... kkkkkkk). Esse realmente parece ser ainda melhor que o primeiro, apesar de eu só ter visto o filme. Bem que poderiam ter feitos o filme baseado nesses 2 livros, né?! Mostrado um pouco mais naquele final..... Feliz em saber que realmente teve algo mais do que aquele final!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  3. Oie Thaila =)

    Eu gostei muito mais desse livro do que do anterior. Tipo, como ele eu consegui me emocionar e me conectar aos personagens, algo que infelizmente não aconteceu em Se eu Ficar.

    Espero que lancem o filme dele também *---*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. Oie Thaila
    eu amei esse livro. Foi tão melhor que o primeiro. Acho que o culpado disso é o Adam. Ele é bem feroz narrando, e demonstra muito mais sentimento que a MIa.
    Espero que lancem a continuação do filme tmb
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Thaila,
    Mesmo eu não tendo gostado nem um pouquinho do primeiro livro "Se Eu Ficar", resolvi dar uma chance para esse, porém, assim como o primeiro, o livro não conseguiu me prender, não curti a leitura.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Thaila! Já li Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi e curti bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Falei em outra resenha que esses livros não me chamam atenção rs, sempre empurro eles para o fim da pilha de leituras, não sei o que acontece. Todo mundo ama mas não consigo pegar para ler Y.Y

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Thaila,
    To doida pra ler a continuação e assistir o filme do primeiro.
    Curiosa pela narração do Adam.

    bjs e tenha uma semana mágica *.*
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Thaila, eu realmente adorei ter conhecido a escrita da Gayle também, esse segundo livro foi muito bom com a narrativa do Adam, só senti ele meio paradinho em relação ao primeiro, porque ele repete situações que já sabíamos e gira em torno da reconciliação do casal.

    Beijos, Lis.
    umareescrita.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oh, Thailinha, tão bom saber que vc gostou! Li algumas resenhas que não apreciaram o distanciamento entre Adam e Mia e até estranharam o rumo que as coisas tomaram. Me disseram até que parecia outra historia bem distinta da primeira, até desnecessária. Por isso não li ainda. Mas como vc suspirou pelo livro, acho que vou na sua onda romântica, quero saber o que aconteceu depois.

    Beijo!
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  11. Thaila-flor,
    Mais uma vez a sua opinião me arrebatou! Que ótimo saber que a continuação a agradou tanto… Mas acredito que não ter visto nada sobre o livro realmente a ajudou nessa experiência. Eu li resenhas (incluindo essa) e sei que tenho diferentes expectativas com a leitura (rs). Espero logo ter a oportunidade de conhecer essa história que parece ter ganhado tanta gente!

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Thaila, confesso que não li esse livro ainda. Eu li o primeiro e detestei, estou com um certo receio de continuar e me arrepender profundamente

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  13. Oi Thaila!
    O primeiro livro foi meio difícil para mim, afinal não consegui gostar de Mia, não me envolvi com a história e, se não fosse por Adam, eu teria abandonado. Juro! Todo mundo me falou que esse era bem melhor e realmente achei que a trama deu uma melhorada, porém não conseguiu me conquistar.
    Há muito mais sentimentos expostos ali, vc realmente consegue sentir o amor que transborda em cada página. Adam é ótimo e Mia até que conseguiu me agradar um pouquinho, mas me conquistar que é bom, nada!
    Tenho leves desconfianças de que meu problema está na escrita da autora que não me envolve e muitas vezes acabo achando bem arrastada.
    Fico feliz que tenha gostado tanto. Sua resenha ficou linda" *-*
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  14. Olha tenho que confessar que primeiramente amei a sua resenha. Uma coisa que me encantou de verdade. Segundo dizer que é um dos meus livros favoritos, porque a história é simplesmente maravilhosa de tão tocante que é. Hoje mesmo comprei o DVD se eu ficar nas AMERICANAS e já estou até com saudades de ver, porque vi ele através do computador. Achei as músicas lindas e quero muito puxa-las para o meu celular. Nossa, espero que pensem em lançar o filme desse livro também. O que vc acha? vc acha que eles vão fazer adaptação pro cinema depois de SE EU FICAR? Fiquei curiosa viu =x

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Thaila,tudo bem?
    Eu tenho esse livro,mas ainda não li.Assim que terminar o recente livro que estou lendo,ele será o próximo e,ele também está na minha lista de resenhas,a sua ficou ótima,até posso me inspirar!
    Parabéns pelo trabalho!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Oi Thaila! Que bom que o livro te envolveu e que gostou tanto!! Comigo a coisa foi diferente, odiei praticamente todas as linhas, o que é muito triste, porque amei Se eu ficar... o Adam depressivo me irritou de um jeito que nem tenho palavras pra descrever... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Thaila!
    Vou te falar a verdade: estava louca para ler Se Eu Ficar, mas tanta gente falou mal que eu desisti totalmente da leitura. :( Ainda fui ver o filme e odiei também. Então eu acho que eu nunca vou ler essa continuação...

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  18. Oi Thaila! Es gostei bem mais deste segundo livro, é mais emocional e consegui me conectar com a dor do mocinho, acreditar em seu amor.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  19. O Adam foi tão intenso nesse livro que não tem como não se apaixonar por ele ainda mais. Como se fosse possível. esse livro superou o primeiro para mim e deveria virar filme, seria perfeito.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  20. Eu li Se Eu Ficar e tenho pena de até agora não ter tido oportunidade de ler Para Onde Ela Foi :S Espero conseguir ler este ano
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  21. Gostei mais desse do que de Se Eu Ficar, mas não me apaixonei por nenhum dos dois, ao contrário da maioria... Beijos, Jú
    docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Thaila,

    Essa deve ser a terceira resenha que leio desse livro e estou bem animado, pois falam que é melhor que o primeiro então espero gostar também...parabéns pela sua resenha....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Ótima resenha! A duologia não me agradou muito, achei as histórias previsíveis e os personagens não me cativaram. Parabéns pelo blog. Beijos...

    http://www.livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa