Resenha Uma longa jornada



Uma Longa Jornada 
Nicholas Sparks
Arqueiro, 2013
Sinopse:Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.

Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.

Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.

Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

“Meu nome é Ira Levinson e hoje vocês ouvirão minha história de amor”p. 394

No primeiro capitulo conhecemos Ira Levinson, um senhor que aos 91 anos sofreu um grave acidente de carro e enquanto luta para se manter vivo, rezando para que alguém o socorra, ele é transportado para o passado, para suas lembranças, para a sabedoria do pai e a simplicidade da mãe. Judeu, viu a repressão de Hitler na Europa segregar famílias e mesmo do outro lado do mundo ele e sua família sofreram o impacto da 2ª guerra, mas o relato de Ira se volta constantemente para a primeira e única mulher de sua vida, Ruth.
Ruth foi o grande amor de Ira, viveram juntos bons e maus momentos e quando ela se foi sua imagem e as lembranças foi o que sobrou a Ira no horrível acidente que se sucedeu. Em meio a uma nevasca a vida dele está por um fio, apenas um milagre pode salvá-lo, ou melhor, dois: Luke e Sophia.
Nesse momento temos que voltar um tempo na história para descobrir quem são Luke e Sophia, dois seres tão opostos, de mundos tão diferentes que se completam.
Luke é peão de rodeio, que vive com a mãe na fazenda da família, vivendo o mundo dos cowboys, das competições, vitórias e também dos apuros da carreira. Em um dos eventos ele conheceu e ajudou Sophia em uma situação difícil.
Sophia vive em uma fraternidade universitária, vivendo para os estudos e ao mesmo tempo lutando para se livrar da perseguição de um ex-namorado possessivo. Luke é a melhor coisa que aconteceu à Sophia, compreensivo e carinhoso ele é tudo o que ela precisa para ser feliz. Conforme o relacionamento se intensifica altos e baixos acontecem como é comum, mas tudo isso contribui para deixar a história de amor deles mais especial.
O destino coloca as pessoas certas, nos momentos e lugares certos, disso tenho certeza. Duas gerações, duas histórias, mas em comum o fato do amor prevalecer à tudo e à todos.
Sparks nos presenteia com uma história de amor e devoção que o tempo nem a morte conseguem apagar. Aquelas histórias que ficam no coração e na mente do leitor!

17 comentários:

  1. Eu gosto dos livros do autor, mas já tem um tempo que não tenho curiosidade de ler, porque de alguma forma todos têm algo parecido. Ainda assim, pretendo colocar algum livro dele na lista de lidos esse ano.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nada do autor, pq tenho receio de desidratar lendo seus livros, já que ele gosta de um romance regado à lágrimas, hehe! Mas já tinham me falado que esse livro é lindo e não é de hoje que fiquei com vontade de lê-lo (vou confessar que a primeira coisa que me atraiu foi a capa, pois me lembrou os livros da Diana Palmer,rsrs....). E agora que vai ter o filme do livro é que fiquei mais desesperada mesmo pra conhecer essa história!

    =)

    Suelen Mattos
    ___________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  3. Oii!!!

    Nicholas Sparks sempre nos traz histórias cheias de amor e emoção neh?! Esse livro eu ainda não li, mas já encontrei em diversos lugares para vender. Outros do Sparks eu já li e posso garantir que é um melhor do que o outro (como todos sabem).

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaila, eu gosto de alguns livros do autor. Não sou fãzona mas tem livros dele que gostei muito.
    Ainda não li este livro, mas parece interessante.
    Vou anotar a dica.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Thaila!
    Eu amo os livros do Sparks, sempre me emociono mas não consigo parar de ler.
    Esse eu ainda não li, mas já é desejado.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu dificilmente leio livros do Nicholas Sparks, mas ele sempre chama a minha atenção, o meu problema é o desfecho.
    Tenho esse livro aqui na minha estante, pretendo lê-lo em breve, quem sabe essa história me agrade.

    Beijos , Lu do Blog: Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  7. Oi, Thaila!

    Faz muito tempo que não leio algum livro escrito por ele, desde O Casamento, me desanimei bastante. Apesar disso, achei a história bem interessante, especialmente por cruzar o caminho de dois casais distintos. :)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. O Nick sempre mexe com as nossas emoções, em 2014 eu não estava com um clima muito bom para ler seus livros, apesar de gostar bastante. Você me animou para dar uma segunda chance para ele em 2015.
    Bjs
    Amanda Nery
    leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thaila, gosto do Sparks e esse,pelo retorno ao passado por lembranças, deve ser incrível. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Dos Sparks só li diário de uma paixão e gostei, mas não sei se agora estaria preparada para outro livro dele...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não sou uma fã das histórias do Nicholas e estou criando coragem para ler meus dois livros dele, mas a história parece bonita e interessante. Adorei a resenha!
    Não esqueça de ler a resenha nova e dar a sua opinião sobre ela, hein! hahaha http://trezeparameianoite.blogspot.com.br/2015/01/harry-potter-e-pedra-filosofal.html

    ResponderExcluir
  12. Ai que lindo!! Ai que amor!!
    Eu tenho este livro. Comprei, mas ainda não li.
    Sei que vou amar. Amo todos os livros dele mesmo!!

    Só preciso entrar no clima pra ler.

    Adorei a resenha!!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Thaila! Este livro do Sparks é meu preferido, fiquei muito feliz ao saber que vai ter o filme, é uma história bem bolada e linda.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi Thaila, já li o livro e gostei bastante, como não se apaixonar por Ira ou por Luke? Um livro muito lindo, mas eu sou suspeita para falar de Tio Nick, amo todos os livros =).

    Beijos!!!
    @jannagranado
    @lpdiversao
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Amiga, pretendo ler esse do Sparks e me emocionar, rs.
    Bj.
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Thaila,
    Amo o Sparks, acho que ele tem o dom de nos apresentar histórias críveis e completamente fáceis de termos vivido na vida real.
    Adorei e quero conhecer a história de amor do Ira.
    Beijos
    Chrys Audi
    www.todasascoisasdomeumundo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não li ainda mas está na lista á, adoro os livros do Nicholas...

    http://www.detudopouco.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa