Resenha O Mundo pelos Olhos de BOB



O Mundo pelos Olhos de BOB
- As novas aventuras de James e seu gato –
James Bowen
Novo Conceito, 2014
Sinopse: Depois de um passado difícil, James foi adotado pelo gato Bob. Agora os dois têm um emprego de verdade (são vendedores ambulantes de revistas) e se tornaram personalidades conhecidas em toda Londres. Bob tem muitos admiradores, que passam todos os dias para vê-lo – alguns deles trazem cachecóis de lã para ajudá-lo a enfrentar os dias mais gelados. Entre truques adoráveis e manhãs de puro mau humor, Bob e James se tornam cada vez mais inseparáveis. Por trás da divertida história de um homem às voltas com seu animal de estimação, o segundo livro de James Bowen fala sobre amizade, fidelidade e esperança. Bob se torna a chave que traz James de volta ao mundo, a motivação que faltava para sua decisiva volta por cima. Impossível terminar de ler O mundo pelos olhos de Bob sem querer abraçar seu pet – ou adotar um! Apaixone-se...

“Ainda não sei se fui eu quem encontrou Bob ou se foi ele que me encontrou.”
“O que sei é que sem ele eu estaria completamente perdido” Agradecimentos do autor, p. 222
Quanta saudade dessa duplinha!
Não há outro sentimento para descrever minha reação ao saber que ia ter novo livro de James e Bob no mercado se não contentamento, no livro anterior “Um gato de rua chamado Bob” já havia sido conquistada pela amizade fiel do ex viciado James com seu gatinho alaranjado e pra lá inteligente Bob.
Novamente James narra com uma delicadeza sua história com Bob, os perrengues pelos quais passaram, as dificuldades de continuar na rua e sana dúvidas relacionadas à como a história de ambos saltou das ruas para os livros, tornando-se inclusive um dos mais promissores livros de Londres.
As ruas londrinas continuam bem ameaçadoras para a dupla, muitas pessoas tentaram atingi-los com seu egoísmo e maus olhos, mas a amizade dos dois tornou-se ainda mais forte a partir das adversidades que cruzaram o longo caminho que tiveram de enfrentar juntos.
Mais uma vez o lado humano de Bob é evidenciado pelas palavras de James, a sagacidade e ao mesmo tempo a clareza do bichano em decifrar emoções e pessoas mostram que a fidelidade e inteligência dos animais não apenas uma mera coincidência, mas sim uma realidade.
Com uma humanidade nas palavras, James novamente consegue emocionar com sua história permeada por dificuldades, mas sempre com Bob em seu enlaço, motivando-o a seguir, a ser melhor e fazendo com que ele e o leitor aprenda a olhar a vida de um outro ângulo, percebendo nas dificuldades a oportunidade mudar seu presente e seu futuro. 

“Eu sabia que era sortudo. Há um velho ditado que diz que o homem sábio não chora pelas coisas que não tem, mas agradece pelas que possui.” p. 14

Novamente fui conquistada pela leitura fácil e interessante de James e Bob, mesmo nos momentos de maior tensão, com os fatos mais sofridos que permeiam a vida de ambos não pude deixar de me emocionar e torcer para que a tempestade passasse, pois eles mereciam um final feliz, uma vida mais confortável, mais humana. Entretanto, mesmo torcendo pelas melhorias eu sabia que tinha algo que o tempo não mudaria e que impulsionaria para que James lutasse por dias mais claros: a amizade e a força que Bob lhe deu momento a momento.
Algumas pessoas acabaram me perguntando se para ler este livro necessariamente deveriam ler “Um gato de rua chamado Bob” anteriormente. A resposta é não, é perfeitamente compreensível a história a partir desse livro, até porque James faz interessantes recapitulações de sua vida, mas claro que nunca é demais ler as aventuras e desventuras dessa dupla, fica ai uma dica!
Recomendo para todos que gostem de uma história em que a amizade é a chave para a busca por novos horizontes. Gostaria de terminar a resenha com essa frase muito significativa, que mostra a gratidão e ao mesmo tempo amor de James:

“O mundo antes de conhecer Bob parecia um lugar cruel, insensível e, sim, sem esperança. O mundo que passei a enxergar através dos olhos do meu gato é muito diferente. Houve um tempo em que eu não conseguia distinguir um dia do próximo. Agora valorizo cada um. Sou mais feliz, mais saudável e mais realizado do que nunca.” p. 219/220

17 comentários:

  1. Olá!

    Eu tenho esse livro mas ainda não li. Um gato de rua chamado Bob é muito lindo, não tem como não amar um livro com um gato na capa! Amo essa dupla!!!!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    Instagram @blogresenha

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!
    Ainda não li, mas espero que não me falte oportunidades.. A capa é lindíssima e a história me chamou bastante a atenção.
    Beijos, Ariane
    www.diariodostreze.blogspot.com <

    ResponderExcluir
  3. Oi Thaila, :)

    Acredita que nunca consegui criar coragem pra ler esse livro? :/
    A sinopse nunca me conquistou de verdade =P Mesmo que eu tenha achado os "quotes" super fofos, ainda não sei se vou conferir, mas parabéns pela resenha ;)

    Beijos! ;*
    http://letraseternasdayane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaila
    Ahhh esse Bob é um fofo mesmo, e super inteligente... Também adoro essa duplinha..E sou gateira né.. então isso já diz muita coisa. Adorei a resenha....

    Beijoss

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Ainda não li esse livro, mas só escuto comentários lindos sobre o Bob <3
    Amei a resenha!

    Beijos,
    http://leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaila, que bom que gostou. Eu não tenho muito interesse neste livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li o livro, mas adoro essas histórias. Adorei a resenha e espero poder ler em breve! *-*
    Beijos

    Bruna
    http://www.culturaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  8. Achei lindo o jeito com que falou do livro, até fiquei curiosa para pra lê-lo.


    Lu Blog: Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thaila!
    Já vi o primeiro livro várias vezes quando vou fazer minhas comprinhas.
    Mas, ele nunca tinha me chamado atenção. Nunca havia lido nenhuma resenha sobre esse livro, então não sabia que tinha uma história tão encantadora, envolvendo amizade e companheirismo.
    Adorei!
    Beijos

    >> Concorra a um vale presente de R$ 50,00 e R$ 20,00 na promoção 2015 da Sorte. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  10. Que linda resenha apaixonada!! O Bob é fofo, mas você o ama tanto que eu vi um gato muito mais lindo pelos seus olhos!!

    Amei mesmo a resenha!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Adorei a resenha. Eu nunca li os livros do Bob, mas talvez dê uma chance agora depois da sua resenha, quem sabe.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Thaila.
    Estou lendo o primeiro livro do autor.
    Com certeza vou querer seguir para ler esse. Só ouço elogios sobre as obras dele.
    Fico feliz que tenha gostado.
    A narrativa é veloz e o gatinho é apaixonante.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  13. Nossa,que blog lindo!
    Já estou seguindo.
    Amei a resenha,fiquei doida para ler!

    Espero vocês no meu cantinho!
    http://bomlivropravc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Thaila! Adorei o blog, super organizado! E a resenha está super bem escrita, parabéns!!
    Confesso que não tenho vontade de ler este livro ou os outros do Bob, mas seu post deixou-me um pouco intrigada.
    Voltarei sempre, ganhou uma leitora!
    Beijos,
    Vitoria
    P.s: se estiver sem nada para fazer nas férias, indico a web novela Caso 54 - Tales que está sendo postada todas as quartas lá no meu blog! Dá uma passadinha <3 http://lonelyfireflies.blogspot.com.br/search/label/web#.VMD68vnxrvc

    ResponderExcluir
  15. Oi Thaila!
    Adorei a tua resenha e ainda não li nenhum dos dois livros de James e Bob.
    Quero ver se mudo isso o mais rápido possível pois, só tenho lido resenhas positivas sobre essa dupla.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olha sempre tive curiosidade de ler a história do GATO BOB, mas desde do lançamento eu não o comprei não sei porque. Acho que a história até então não tinha me chamado muita atenção, mas agora estou mudando de ideia e querendo muito ler os dois primeiros livros, pois a história além de ser real e também uma ficção, me parece bastante tocante, ainda mais se tratando de uma amizade. Com certeza vou procurar ler, mas não por agora, porque resolvi dar um tempo nas minhas compras, mas vou tentar deixa-lo na lista para as proximas, porque quero ler !

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Só Deus sabe o quanto eu amo essa dupla <3 Bom saber que você tambem gostou :D
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa