Resenha A Aposta



A Aposta
Vanessa Bosso
Literatura Nacional
Selo Novas Páginas
Novo Conceito, 2015

Sinopse- Uma viagem de formatura. Uma aposta perigosa. Lex, o galinha do colégio, terá apenas sete dias para derreter o congelado coração de Nina, a garota que odeia quem use cuecas. Nina enlouquece quando descobre sobre a grande aposta do ano. E agora ela quer sangue: o sangue de Lex. Em meio a chantagens, intrigas, vinganças, diálogos ácidos, aventuras, romance e momentos hilários, as páginas desse livro entrarão em combustão espontânea. Quem sairá vencedor? Façam suas apostas. O jogo de sedução está prestes a começar.

Nos apenas seis meses de Nina no colégio Prisma a menina já acumula mais desafetos que são necessários, amizades valiosas e um ódio indescritível por Alexandre Heinrich, o popularmente conhecido Lex.
Lex é o galã do colégio, além de popular e bonitão o cara tem uma autoestima inabalável, sabe que ta podendo no mercado da gostosura e sabe aproveitar, ele é tudo que Nina não quer e não precisa para sua cabeça (nem pro seu coração) neste momento.
Nina já sofreu por amor e sabe como dói ser usada, por isso quer distancia de tipinhos como Lex, garanhões que exibem as garotas como troféus, por isso quando ela se vê no meio de uma aposta fica ensandecida.
“Estamos falando de Nina Albuquerque, Gancho. Ela não é uma garota, é o diabo encarnado.” p. 44
Conquistar a dama de gelo pode ser o maior desafio da vida de Lex, Nina é uma verdadeira pitbull quando o assunto é se preservar, por isso ela jogará alto, para não perder.
Quem ganha?
Lex?
Nina?
E é claro que como não pode deixar de existir em histórias tão joviais, entra Barbara, para ser a arquiinimiga de Nina, que por suas razões maquiavélicas não quer que de forma alguma a rival saia dessa aposta com dignidade
Em meio à tantas disputas entra em cenário a paradisíaca ilha Inamorata, para onde  os alunos do Prisma viajarão por sete longos dias, os dias decisivos de Lex e Nina.
Se por um lado já fui com a cara de Nina de primeira, Lex apesar de sua pinta de galã teve que me conquistar um pouquinho, afinal o cara se acha a última bolacha de chocolate no pacote disputado à tapa. Digamos que eu tive que conhecê-lo para além de seu jeito galinha de ser, tive que lapidar o verdadeiro Lex.
“Dizer que o cara tem uma barriga tanquinho é meio redundante, não? Mas o fato é que ele tem e adora exibi-la por aí. Se Lex estiver vestindo uma camiseta, pode apostar: ou é proibido tirar a vestimenta ou ele foi obrigado a recolocá-la.” p. 10
O enredo é cheio de clichês, mas Vanessa conseguiu dar um ar novo a cada um dos clichês, dando a sua história uma cara nova a uma trama que já seria manjada. Um trunfo de Bosso e talvez o que tenha me feito amar tanto a trama foi a presença no narrador na história: este não é um personagem, nem é assumido por Nina ou Lex, como é usual nos livros, esta narrador é presente e foi tão bem caracterizado para criar uma relação de intimidade com o leitor, uma vez que é ele quem esta contado a história, interferindo, colocando seus pontos de vista, especulando. Isto dá a impressão que estava conversando com alguém e não lendo algo, estas relações de intimidades com a trama não tem preço.
Em suma, “A Aposta” cumpre seu papel com maestria, ao mostrar uma trama jovem, contando a história de Nina que em pouco tempo se depara com amizades verdadeiras, a busca pelo amor (que pode estar onde menos se imagina), e o desafio de encarar pessoas não tão legais assim.
Foi o primeiro livro que li de Vanessa e que puxou a fila para que eu fique com ainda mais vontade de ler os outros livros da autora que já foram lançados e ainda torcer para que novos livros sejam escritos sempre com esse toque mágico de humor e personalidade tão cativantes.

4 comentários:

  1. Tá e ai? Quem ganhou?

    Amei sua resenha, vou por este livro no meu skoob. :3
    Parece ser muito bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaila!
    Também curti muito a leitura, apesar de estar longe de ser o público alvo rsrsrs... a narradora é muito divertida, adorei sua maneira nada imparcial de contar os acontecimentos :)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  3. Oi Thaila!
    Essa será uma das minhas próximas leituras \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  4. Bonita a resenha!!!! Mas acho que não vou ler não. Pelo menos não agora. Estou em outras vibes... Acho que é porque estamos em outubro!!! Mês da criança e depois do Halloween ♥

    Bjksssssss

    Lelê

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa