Resenha Se eu ficar



Se Eu Ficar
- Gayle Forman-
Novo Conceito, 2014
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.


 “Nunca fui forte o suficiente para enfrentar tudo o que teria de enfrentar se eu decidisse ficar” p. 181
A vida de Mia, uma musicista em potencial, não podia ser mais perfeita, além uma família amorosa, uma melhor amiga maravilhosa e simplesmente o namorado mais gato que se pode esperar, mas tudo muda drasticamente quando em uma combinação de direção e neve resulta em um grande acidente que destrói todos os sonhos dessa jovem de dezessete anos.
No hospital, Mia tem uma capacidade de se transpor de seu corpo enfermo, podendo circular entre as pessoas e os ambientes do hospital, mesmo gravemente ferida e com uma perda profunda em sua vida, agora, está nas mãos de Mia a escolha decisiva: Ficar ou partir?
“Todo esse lance de coma induzido é papo de médico. Não cabe aos médicos. Não depende dos anjos que não podemos ver. Também não depende de Deus, que, se existir está em algum lugar por aí neste momento. Só depende de mim” p. 75
Vivendo entre o presente no hospital, imaginando o futuro e relembrando o passado, Mia vai apresentando não só sua história, mas a história de pessoas importantes na sua vida: seus pais, seu irmãozinho, sua paixão com a música, Kim, Adam, mas em todo o tempo eu me perguntava como ela escolheria, o que determinaria, seria decisivo? Como seria sua vida? O amor de Adam e de seus amigos e familiares seriam suficientes?
“Como seria se eu decidisse ficar? como seria acordar e descobrir que sou órfã? Nunca mais sentir o cheiro do cachimbo do meu pai? Nunca mais ficar ao lado da minha mãe, conversando baixinho enquanto lavamos a louça? Nunca mais ler para Teddy um capítulo do Harry Potter? Ficar sem eles?” p. 137
Mesmo curtindo a história, confesso que esperava mais do livro. O enredo elaborado por Gayle consegue emocionar, mas ficou um pouco previsível dado o estouro do filme, ainda assim, consegui derramar algumas lágrimas e ter um envolvimento bacana com a história!
Gostaria de convidá-los a conhecer o jeito de Gayle escrever, foi difícil escolher os quotes, pois são tantos perfeitos que não consegui escolher apenas um para por na resenha, mais uma aposta extremamente agradável da editora, os próximos livros dela que lerei, Para onde ela foi e posteriormente Apenas um dia creio eu irão reafirmar a capacidade da autora de encantar através das palavras.
Finalizando, a editora esta de parabéns, pois a diagramação, revisão e tradução estão impecáveis, elementos essenciais para uma boa leitura!

27 comentários:

  1. Vi um montão de gente falando que não curtiu o livro, achei ele fraco e que o filme é melhorzinho.
    Bem, eu nem li ainda... Não sei se vou ler.. :/

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Vi muitas resenhas positivas do livro (Como a sua.) e realmente quero ler Se eu ficar. Preciso ver o filme também, acho que antes de ler o livro isso acaba acontecendo.

    Beijos
    http://garotodelinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thaila.
    As novidades sobre essa trilogia não param neh, e eu ainda não li e nem assisti ao filme, que vergonha!! hehe

    beijos
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaila.
    Apesar de achar que este livro tem uma premissa interessante e de ter ficado bastante curiosa em relação ao filme, ainda não me animei por esta leitura.
    Todas as resenhas que li até agora foram positivas, e elogiosas, mesmo assim ainda não fui cativada por ele.
    Acho que vou assistir o filme primeiro e esperar lançarem todos os livros, para depois comprar e me aventurar nesta leitura.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Thaila, adorei sua resenha. Já li esse livro e gostei bastante. Agora só falta eu comprar a continuação. E essa história me envolveu bastante, tanto que eu até sonhei que estava no lugar da Mia rs
    Adorei o blog, estou seguindo. Sucesso! Beijos :*

    estilolia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Legal a resenha, a segunda resenha desse livro que vejo nessa madrugada e sempre descubro coisas novas, quero ler ele logo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Esse livro não é uma unanimidade mesmoooooo... Ora vejo resenhas positivas, ora vejo resenhas mais frias sobre ele e no fim acabo sempre adiando a leitura me perguntando para que eu fui adquirir ele no kobo!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Quando laçaram esse livro pela NC eu fiquei louca pra ler , todo mundo falava super bem dele . Mas ai acabei assistindo o filme mesmo sem ter lido o livro , e confesso que me decepcionei um pouco , pois esperava mais da história , e isso me desanimou de ler o livro :(

    Beijos , Anna

    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  9. Oii tudo bem?
    Tinha muitos anos que queria esse livro com a capa antiga, com essa capa linda eu li, na história faltou emoções, isso me desanimou, quando assisti o trailer eu senti emoções. Ainda falta eu assistir o filme, ficou boa sua resenha flor :D
    Fique com Deus! Aguardo sua visita *-*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha Thaila! Já li Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi e amei! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  11. A premissa desse livro é ótima e é impossível não ficar curioso, mas confesso que não sei se leria neste momento. Esse fim de ano está bem corrido. Mas certamente vou ler, principalmente depois dessa sua resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  12. Oie Thaila
    eu ainda não li o livro, mas saber que a narrativa te emocionou, e te levou as lágrimas, me deixou tão curiosa.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    A editora caprichou mesmo nesse livro, fiquei impressionada. Li ele quando foi publicado pela Rocco, antes da NC, e amei ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Thaila!
    Eu ainda não criei coragem de começar a lê-lo, confesso que as resenhas que tenho lido me deixaram com bastante receio. As opiniões estão bem divididas, tem aqueles que amam e os que odeiam, eu espero gostar da leitura.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu adooooooorei esse livro. Também amei a forma que a Gayle escreve. O livro não é nem longo nem curto mas dá pra ler em um dia por que é super fácil a leitura! Adorei mesmo. irei ler os outros dela, com certeza. :3
    http://whoosthatgirrl.blogspot.com.br/2014/11/cinema-happythankyoumoreplease.html

    ResponderExcluir
  16. Não li ainda, mas sempre vejo falar muito bem dele...hoje quase comprei, mas na hora desisti e acabo de me arrepender, rsrsrs
    Acho que amanhã vou ver se compro, pq já estourei minha conta, só ontem e hoje foram 16 livros...este mês mais de 30 já, precisamos parar com isso! Hahahahah

    http://detudoumpouco28.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Já aqui em casa esse livro para ler <3 E depois vou ver o filme finalmente RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Também adorei a história, mas esperava mais. Deve ter sido por causa do trailer do filme, do marketing intenso da editora... Mesmo assim é bom e o exemplar está lindo! Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Eu adorei esse livro, li quando ele ainda era da Rocco e vi o filme assim que ele foi lançado, amei também. Agora to lendo a continuação e espero gostar tanto quanto do primeiro. =)

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  20. Eu também apreciei muito a leitura desse livro, tipo MUITO! E também gostei do filme, pois os diretores conseguiram pegar a essência da Gayle, tanto o livro quanto o filme eu amei!
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. bem, eu estou curiosa pra ler e só verei o filme depois da leitura pra nao perder a essência do livro, a temática me agrada bastante... realmente, essas quotes são lindas, bem profundas... :D
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Thaila, que pena que não gostou tanto assim do livro. Eu o li há uns dois anos atrás e fiquei bem emocionada na época.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  23. Tenho muita vontade de ler esse livro. Sei que irei me emocionar da primeira à última folha. Para não estragar a leitura, resolvi não assistir ao filme. "Se eu Ficar" será minha próxima compra, com certeza!

    http://eueminhacultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. A grande maioria fala maravilhas desse livro, mas eu já li e não gostei muito não. Não consegui me emocionar, aliás até consegui, mas por causa dos avós dela. E não por causa da Mia mesmo. Achei tudo tão frio sabe? tanto que não tenho a mínima vontade de ler a continuação. rs Mas que bom que você gostou! :p
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
  25. Amiga tenho o e-book e ainda não o li.
    Bj.

    ResponderExcluir
  26. Olha, leia Para Onde Ela Foi, tenho certeza que você irá curtir muito mais que este.

    E até gostei deste, mas o segundo é muuuuuuiiiiiito melhor!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oie Gostei da resenha, espero me emocionar com o livro mesmo ele sendo previsível e eu já tendo visto o filme.

    Bjus Elis
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa