Resenha Diário de um adolescente apaixonado






Diário de um adolescente apaixonado
Rafael Moreira
Novo conceito
Literatura Nacional
Novo Conceito, 2015
Sinopse: Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família.
Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos.
De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas.
O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.

Rafael Moreira estourou no youtube e no facebook, falando de tudo um pouco com muito bom humor. Em seu livro estão reunidas 24 crônicas que tratam de tudo um pouco: amor, relacionamentos, problemas ambientais, ciúmes, amigos e família, como podem ver um material bem eclético.
Rafa, se posso chamá-lo assim, mostra-se bem maduro para sua idade, transpondo nas palavras seus mais profundos sentimentos e de um jeito bem cabeça coloca o leitor para pensar bastante. Ao mesmo tempo, a linguagem descontraída e a diagramação interna super divertida que deram mais leveza aos temas mais cabeças, em mais de um momento eu imaginei o Rafa falando o que estava escrito, como se estivéssemos conversando em um café, cara a cara sabe?
Creio que essa tenha sido a intenção dele desde o inicio do livro: criar um ambiente tão acolhedor no qual o leitor se sinta parte de sua escrita, respeitado e instigado. Não é um autoajuda, longe disso, é mais para um livro que te faça pensar nas escolhas que você já fez, faz e nas que fará sem se esquecer dos desdobramentos que as seguirão e consequentemente te acompanharão.
Quando fechei o livro me deu um gás novo, Rafa de certa forma me mostrou que ele não é um adolescente bobinho, mas um jovem espirituoso que correu atrás de um sonho e que deseja com que cada leitor seja motivado ao mesmo. Às vezes nos pegamos de tão mau humor que esquecemos quanto valemos, que as nossas realizações devem ser apenas um trampolim para que novos sonhos sejam criados e perseguidos com a mesma intensidade com a qual Rafa lutou para que seu livro fosse publicado.
Mais do que um adolescente apaixonado, Rafa é um apaixonado pelas palavras!!!

Quero deixar alguns quotes, o livro inteiro é repleto de belos trechos, mas esses de certa forma foram os que mais me marcaram e quero dividir:
“Mas, como eu sempre digo, sempre teremos duas opções. Uma é ficar parado deixando que o primeiro obstáculo te impeça de continuar, e a outra é avançar, transformando suas barreiras em trampolins que te impulsionem cada vez mais para o alto.” p. 65
“Aprenda com as perdas e se torne mais forte. Crie anticorpos. Porque essa sensação irá retornar em algum dia mais à frente... esse é o ciclo. Tudo gira, tudo termina, tudo se recicla. É como aquela lixeira verde com o desenho de setas formando um triângulo.” p.71
“Valorize quem está do seu lado, mas valorize mais ainda quem você é. Confie em si mesmo.” p.108
“Uma vez alguém me disse que todos nós somos guerreiros, e que nenhum guerreiro entra para a história sem cicatrizes.” p.113

5 comentários:

  1. Não conhecia o autor Thalia, mas que legal que te deu um novo gás. Acho importante que a novo conceito prestigie autor nacional!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaila!
    Não conheço o autor (to bem por fora desse mundo do YouTube) e não tenho interesse em ler o livro, mas gostei bastante das frases que você postou!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Thaila,
    Amo esse livro, acho que tanto o Rafa quanto o Chris tem muito a passar para os adolescentes, me emocionei lendo o livro do Rafa, porque ele é o tipo de cara que encanta. Belas palavras sobre a leitura.

    Beijos Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que legal que você gostou!!! Sabia que eu curti também?
    Acredite se quiser, rsrs. Todos achavam que eu ia odiar, e eu gostei!!!!!

    Assim como você, senti que ele é mesmo apaixonado pelas palavras ♥ E assim somos nós!!!

    Bjksssss mil nesse seu lindo coração!!!

    Lelê

    ResponderExcluir
  5. Oi Thaila, tudo bem?
    Eu estou totalmente por fora dos famosos do Youtube... kkkk
    Nâo conhecia o autor e nem o livro. Parece interessante, mas não curto livros de crônicas. Dificilmente leio.
    Mas achei legal que você tenha gostado e que tenha te dado um novo gás.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa