Resenha Apenas um dia




Apenas um dia
Gayle Forman
Novo Conceito, 2014
Sinopse: A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.
Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.
Allyson sempre foi perfeita, ou pelo menos criada para ser perfeita. Superprotegida pelos pais, que sempre decidiram por ela, ter ganhado uma viagem à Europa foi uma libertação, quase como uma carta de alforria com tempo limitado. O que ela não sabia é que essa viagem trazia para ela em sensações e atitudes!
Quando seu caminho cruza com o de Willem, um jovem ator aventureiro, apenas Willem, sem passado, ou futuro e ela embarca em uma vigem à uma Paris mística e desconhecida tudo pode mudar.
O que apenas um dia poderia reservar?

“Nascemos em um dia. Morremos em um dia. Podemos mudar em um dia. E podemos nos apaixonar em um dia. Qualquer coisa pode acontecer em apenas um dia.” p. 135

Entretanto, quando seu tempo com Willem chega ao fim de forma brusca e ela precisa reencontrar um equilíbrio, é ai que ela percebe que às vezes a chave para o futuro é sanar as dúvidas do passado.
Allyson é um robozinho na mão da mãe, sem animo para barrar as decisões da progenitora e tomar as rédeas de sua vida, ela simplesmente deixa que seja dominada e suas vontades deixadas de lado, só que Paris e principalmente Willem fazem com que ela sinta a necessidade de pela primeira vez na vida enfrentar o que lhe dá medo e ir em busca de verdades.
Um ano foi o tempo em Allyson foi atormentada pelas dúvidas que rondaram sua mente e que se resumiam em apenas uma pergunta: quem era Willem?

“Por que não pensei em fazer essas perguntas a ele quando tive a chance? Eu sei por quê. Porque, quando estava com ele, sentia como se já o conhecesse.” p. 240

E é em busca dessa verdade que eu me vi percorrendo as páginas da história junto com ela, Gayle foi genial em criar um personagem com tantos mistérios e com tão poucas pistas sobre ele, assim como Allyson é difícil não se pegar apaixonada por Willem, mas ao mesmo tempo conhecer sua história se torna essencial para compreendê-lo e acreditar ainda mais nele. É doido, eu sei.
Paralelo a essa busca desenfreada por um amor, Gayle trabalhou com maestria essa relação de perda e descoberta com a qual lidamos com nós mesmos, todos nós estamos em constante mudança, alguns como Allyson precisam de um empurrão, outros conseguem alçar esse vôo sozinhos, mas sempre estamos em constante transformação e os acasos, ou pequenos milagres do dia-a-dia são a prova dessas mudanças e também das acomodações.
Como eu disse Allyson se acomodou, vivendo os sonhos de outra pessoa, sem se importar com os seus, o papel de Willem foi lhe mostrar como a vida é curta para viver de desejos incompletos!
Apenas um ano ta chegando, ainda bem, pois já adianto que Gayle quis fazer com que seus leitores façam um verdadeiro exame cardíaco, pois é simplesmente “uau, isso não pode acabar assim!!!”

20 comentários:

  1. Thaila, que resenha ótima!
    Eu pedi Apenas Um Ano para a Novo Conceito, mas depois vi que ele era como uma continuação para Apenas Um Dia, fui procurar e ao ler a sinopse fiquei bastante curiosa, com muita vontade de ler.
    Sua resenha veio bem a calhar, agora já sei o que esperar do livro. Vou tentar comprar nem que seja em e-book e ler antes da NC chegar.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Claro que já conhecia o livro, mas sinceramente, não me chamou a atenção, com certeza, pelo excesso de fãs surtando, mas quem sabe posso ler em outra oportunidade...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Thaila, sua linda, tudo bem?
    Adorei sua resenha!!!!
    Nossa, cheguei a pensar por um minuto que ele não é real. Que é apenas um anjo que veio ajudá-la a se encontrar. Mas como a história não tem sobrenatural, fiquei muito curiosa, então, para saber quem ele é. Da onde ele veio? Para onde ele foi? É muito triste, mas a história dela é a história de várias pessoas. Porque existem pais que agem dessa forma? Cada um tem o seu caminho e deve ser livre para trilhá-lo.
    Não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bom?
    Nossa, todo mundo surta por essa autora nao?
    Nunca li nada dela, preciso começar

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thaila!
    Já li outras resenhas bem positivas sobre esse livro. A sua só reforçou minha vontade de lê-lo.
    A premissa é bem instigante. Ele já está na minha lista de desejados.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page

    ResponderExcluir
  6. Gayle Forman sabe como fazer a gente ficar querendo mais né? Uff. HAHAHHA
    -
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Thaila! Estou ansiosa para ler Apenas Um Dia! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Thaila!
    Eu já li esse livro e adorei! Muito bom! Não vejo a hora de ler a continuação \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. Quer parar de fazer resenha linda?!!!!

    Tô doida pra ler este livro, só não tive tempo ainda. Mas a sua resenha me deixou apaixonada demais!!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Menina eu gostei do primeiro livro. Achei o filme até melhorzinho, confesso, então nem dei continuidade a leitura.


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li esse livro, mas estou só esperando o carteiro trazer ele pra mim, para poder começar minha leitura. Ainda não sei o que esperar dele, porque se quer li á sinopse, quero poder ler sem nenhuma expectativa sabe?
    http://lecry.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Thaila!

    Tenho muitas expectativas neste livro. Desde à primeira vista, eu criei esta expectativa e tenho apostado muito, mas vou postergando, acho que por medo. Mas agora não vou mais. Vou enfrentar e dar a cara a tapa.
    Beijos!
    www.tesouroliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Thaila =D

    Super curiosa para ler este livro, e sua resenha atiçou ainda mais ela.

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  14. Gostei da sua resenha, e já faz um tempo que estou querendo esse livro, apesar de eu não te gostado tanto assim do livro "Se eu ficar," mas não podemos julgar um autor apenas por um livro lido né? Até pq a sequencia do Se eu ficar, eu gostei bastante, pretendo comprar esse livro <3 http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, mas estou bastante curiosa para fazê-lo. Estou doida para conhecer esse final desesperador, mas e a dúvida se devo ler o livro antes de ter o segundo em mãos? *~*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Thaila,

    Esse livro parece muito bom mesmo, espero ter a oportunidade de lê-lo....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Heey!

    Li da autora Se Eu Ficar e não curti, pois o achei monótono e deveras desnecessário, mas eu estou bastante curioso a respeito desse livro em especial. Sua resenha ficou ótima e deu pra ver que você realmente curtiu o livro. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu também amei esse livro, ansiosa por apenas um ano...<3
    Bjos elis
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Essa estória ainda não me pegou, pelo menos a sinopse e as resenhas que tenho lido. Tenho o primeiro aqui e amei Se eu ficar e Para onde ela foi, mas esse eu to relutando em ler. Vamos ver se quando a continuação chegar eu leio os dois de uma vez e goste, como todo mundo.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Thaila =)
    Da Gayle eu apenas li os da série Se eu ficar, mas estou bem curiosa a respeito dessa nova série, sua resenha me fez ficar com muita vontade de ler o livro.

    BeijOs!!!
    @jannagranado
    @lpdiversao
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa