Plágio, como agir?



Pensem na seguinte situação: abrir uma página na internet e ver que alguns trechos ou quem sabe até o material na integra estão ali expostos sem autorização. Isso é mais comum do que se imagina para quem convive na blogosfera, o nome dessa ação é PLÁGIO.
Eu como blogueira ainda não passei por esse momento constrangedor (e espero nunca passar), mas já vi inúmeras situações nesse sentido nas redes sociais por conta de relatos de algumas amigas blogueiras. Algumas semanas atrás a Tati, administradora do blog Leitora viciada compartilhou com seus seguidores no twitter a sua revolta ao ver suas postagens sendo usadas sem nenhuma referência. Toda a situação abalou bastante a Tati, já que seus esforços para criar postagens interessantes aos leitores e todo o seu trabalho foi usurpado sem nenhum reconhecimento. Suas horas de pesquisas e criação foram simplesmente ignoradas!
A Tati fez uma postagem interessantíssima para conscientizar sobre o crime do plágio e como podemos nos defender dessa ação. Deixo aqui o link da postagem e convido a todos para lerem e saberem mais sobre o tema:

Essa postagem conta com o consentimento da administradora do Blog http://www.leitoraviciada.com

11 comentários:

  1. Olá, como vai? Assim como você, não vivenciei também ter algo publicado plagiado, mas deve ser horrivel mesmo porque não é fácil manter um blog, dai outra pessoa vem e pega tudo mastigadinho? ;s muito ruim, um post muito legal, vou ler o post que foi indicado Vlw. abraços

    ResponderExcluir
  2. olá, que bom que nem eu nem vc sofremos com essa dura situação! Realmente manter um blog ativo e interessante é dificílimo e ter suas ideias surrupiadas sem nenhuma consideração é além de tudo indecoroso e criminoso, recomendo o post da Tati, pois ela fez uma extensa pesquisa e muito proveitosa para sanar dúvidas!
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Oie,tubo bom?

    Eu tive uma resenha plagiada kkkk. Acho que foi do livro Sussurro, não foi nem eu que vi e sim uma outra blogueira e me avisou. Vou lá dá uam conferida no post da Tati.

    Beijos e Até o próximo post!
    Lu Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e com certeza não foi nenhum pouco legal ser plagiada, vale a pena conferir Lu pra gente se sentir mais segura se isso acontecer com a gente!

      Excluir
  4. Respostas
    1. confere sim Camila, é bem importante! a Tati fez uma pesquisa rica em informações

      Excluir
  5. Olá Thaila. Infelizmente isso tem sido figurinha carimbada na blogosfera. Fui vítima de plágio por três vezes, sendo que na última, a autora do livro, nacional, ficou do lado da plagiadora. É horrível dedicarmos o nosso tempo para elaborar posts, revisar e um filho da mãe vir, copiar, não dar os devidos créditos e se apropriar do material alheio. Uma situação muito, mas muito chata. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo Nessa, vc sabe bem o que é sofrer com essa prática, espero que com o post as pessoas tenham mais consciência de seus atos

      Excluir
  6. eu odeio plágio e infelizmente tem blogs que nos plageiam, até no layout! é horrivel mesmo, essas pessoas tem que ter criatividade própria para desenvolver tudo sozinho..

    Bejos,
    Participe do concurso
    Delicada e Abusada - Blog
    Facebook! Venha curtir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exato, eu acho que para quem esta começando é importante ter apoio, mas dentro da legalidade. A usurpação é crime, como diz o código penal!

      Excluir
  7. Ai, menina, eu já passei por isso, há pouco tempo. Entrei em contato com o blogger, e rapidinho eles resolveram. Mas, com certeza, é uma situação bem chata.... =/

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa