Resenha O Momento Mágico




O Momento Mágico
- Uma história sobre o amor que desejamos às nossas filhas -
Jeffrey Zaslow
Novo Conceito, 2013
Sinopse: Em uma cidadezinha, a 100 quilômetros de Detroit, há uma loja antiga com mais de 78 anos que se tornou um ícone em roupas para casamento e vestidos de noiva. Por ali já passaram mais de cem mil moças: noivas, mães e madrinhas. Seus vestidos vão além de roupas elegantes para mais uma cerimônia: eles representam, no imaginário das noivas e de seus pais, a garantia de uma noite de princesa, um símbolo do “felizes para sempre”.
Para estas moças, este lugar é, certamente, uma linha divisória: de um lado está a fé no amor e no romance e, do outro, a ingenuidade e o medo.
Da substância desses sentimentos contraditórios, Jeffrey Zaslow selecionou histórias que às vezes nos fazem rir, às vezes nos partem o coração, mas que oferecem um panorama do que é o casamento e do que as famílias ensinam às suas filhas sobre amor e compromisso.
“Toda vez que acontece um casamento, um novo mundo é criado.” p. 44
Alguns vão dizer que o momento mais marcante na transição da vida de uma menina para se tornar mulher seja sua primeira menstruação, seu primeiro beijo, a primeira transa ou o primeiro emprego. Os mais românticos vão dizer que não menos especial do que tudo isso esta o dia de seu casamento, considerado por muitos e por muito tempo como o “grande dia”, o casamento é o momento de firmar o compromisso com uma outra pessoa, comprometendo-se a amar, respeitar e honrar o conjugue. A cerimônia e seus afins podem ser desgastantes, estressantes e etc. , mas de qualquer forma, escolher o vestido da cerimônia para muitas mulheres pode e é uma realização.
Partindo desse principio, Jeffrey Zaslow se propõe a escrever em 24 capítulos sobre a magia da escolha do vestido para 8 noivas, partindo sempre de uma mesma loja de vestidos, a Becker’s Bridal.
“[...] procurei noivas e famílias que não trilharam caminhos exatamente fáceis, mas que dispensaram muita reflexão ao amor que as conduz e conecta.” p. 13
A loja é simplesmente o sinônimo de histórias de casamentos, mais de cem mil mulheres foram até essa pequena loja em seus 78 anos de existência com o intuito de encontrar o vestido que as fizessem se sentirem em seu próprio conto de fadas. A loja vem passando de geração em geração desde sua criação e no momento presente esta nas mãos de Shelley. A dona da Becker’s não só vai contando sua história a Jeffrey, mas também nos mostra o quanto pode ser desgastante estar envolvida em um mundo de comércio, sonhos e desejos.
Ao mesmo tempo vamos conhecendo mais das noivas que cruzam o caminho de Shelley e de Jeffrey, por consequência, é interessante acompanhar suas histórias, segredos e os amores que as levarão a dar o próximo passo, algumas encontraram o amor ainda muito jovem, como a doce Erika, outras já mais maduras, como Meredith que se casará aos 40 anos, outras tem histórias tristes como Danielle, outras tem a superação como Megan e Julie, são mulheres diferentes, mas que compactuam com o mesmo sonho de amor e felicidade, nesse momento a interação com a família é imprescindível e muito presente em toda a trama.
“Quando a Becker’s Bridal faz sua “Liquidação Anual de exposição”, Shelley e Alyssa nunca sabem quem irá aparecer, ou que segredos tarão consigo. Pode parecer que p dia é maluco e exaustivo, e que tudo o que importa é fazer vendas rápidas, mas Shelley tenta lembrar de que, mesmo nesses dias corridos, quando a loja está cheia de clientes frenéticas atacando os vestidos, há sempre famílias que chegam trazendo uma vida de lembranças agridoces” p. 243-244
Como o autor se vale, vários programas no estilo realitys tem trazido a temática da escolha do vestido de noiva, eu mesma sou viciada no “Say Yes to the Dress” (traduzido como “É o seu vestido ideal?”), mas ele foi um pouco mais a fundo, entrevistando essas famílias, essas noivas, descobrindo seus sonhos, seus medos, seus anseios. É um livro muito bonito, não é corriqueiro para mim ler livros mais descritivos, com poucos diálogos, mas Jeffrey faz uma trama tão leve, tão eloquente e tão agradável que de maneira alguma me senti pressionada ou enfadada pela história, ao contrário me peguei rindo, chorando e me imaginando no dia da minha escolha, isso é, se vir acontecer.
O livro é um charme, além da emoção que salta as páginas pelas histórias, há fotos, pesquisas e estatísticas que traduzem o casamento em números interessantes, um lindo acabamento para as páginas que tornam a edição graciosa e especial, infelizmente devo prevenir de que há erros de digitação, nada que comprometa o entendimento, mas que demonstram pequenos lapsos por parte da edição.
De forma significativa, Zaslow se propõe a escrever mais do que sobre vestidos, véus e afins, ele se propõe a escrever sobre o amor dos tempos modernos que ainda conserva o antigo romantismo do casamento, dos sonhos de felicidades que são construídos diariamente por noivas e suas famílias e que de alguma forma ainda inspiram a acreditar em finais felizes para histórias e gente comuns.

10 comentários:

  1. Oi Thaila, tudo bem?
    Esta é a primeira resenha que leio deste livro. Eu tinha uma ideia totalmente diferente do que seria o enredo.
    Parece interessante e é muito bom quando lemos algo que nos deixa satisfeitas.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mas tu anda noiva ou pensando demais em casamento que vi que tu está resenhando livros sobre casamento? Eu quero ler este livro faz tempo e toda vez que vejo ele na livraria ou sebo eu deixo para depois, porque ia pegar emprestado. Mas acho linda esta capa e a história dele.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem uma coisa nem outra flor, só acho que ando muito romântica esses tempos! mas quem sabe esse clima " I love You" não anima algumas pessoas? rsrsrs

      Excluir
  3. Sabe, eu acho que nunca consegui de terminar esse livro porque casamento é tão fora da minha realidade. Tipo meu sonho desde a infância é o doutorado, o casamento nunca foi nem uma palavra que eu costumo usar, então não consigo ver emoção sabe? Acho que por isso nunca consegui terminar </3

    Mas concordo com você com relação as fotos do livro, já folhei ele e são mesmo lindas.

    Abraços,
    www.pepperlipstick.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaila, que linda a sua resenhaa! Me encheu de vontade de ler este livro, e sabe que ele está na minha estante há um tempinho já! :)

    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Thaila! Tudo bem?
    Já havia visto essa capa, mas nunca tinha parado para ler uma resenha, ou ao menos não lembro. É tão bom encontrar esses livros que podem até possuir uma história simples e trazer à tona um evento como o casamento, que podemos ver todos os dia, mas o que mais envolve é a escrita. Fiquei tão curioso que até adicionei nos desejados do Skoob.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    É a primeira resenha deste livro que leio. Já tinha visto a capa, mas não imaginava que o livro era assim. Ótima resenha!

    Te indiquei para responder uma TAG:
    http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/2016/02/tag-sisterhood-of-world-blogs-award.html

    Espero que goste!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Thaila, não foi um livro que me interessou na época do lançamento, e isso ainda continua. Mas que bom que gostou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Ai que bom que você gostou!!!!
    Esse livro foi uma meleca aqui em casa, rsrs. Ele veio com uns negocinhos de lembrancinha, deixei dentro do livro e derreteu, o livro tá um grude só.
    Mas lendo sua resenha, me deu vontade de descolar as páginas e ler ele todinho.
    Adorei a resenha!

    Bjkssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  9. Deve ser lindo esse livro, parece meio o vestido branco. :D

    Quero ler.

    Beijos
    www.modaeeu.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa