Resenha A Teoria de Tudo



 A Teoria de Tudo

A extraordinária história de Jane e Stephen Hawking
Jane Hawking
Editora Única, 2014
Sinopse: A história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen.
Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único.
Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida. O livro que inspirou o emocionante filme A Teoria de Tudo.



Por trás de um grande homem, sempre tem uma grande mulher. Parece clichê, mas altamente verdadeiro se estamos falando de Stephen e Jane Hawking. Creio que não seja novidade para ninguém quem é Stephen, o mais conceituado físico e portador da esclerose lateral amiotrófica que como o próprio nome já diz caracteriza-se pela atrofiação dos neurônios, causando a paralisia.
Entretanto, o foco deste livro não é contar quem era Stephen ou seus feitos, esta história nos faz descobrir a essência do homem por trás da genialidade, contada por quem melhor o conheceu: sua esposa por mais de vinte anos, Jane.

“Eu ouvia fascinada e divertida, atraída pelo senso de humor e pela personalidade independente daquele personagem incomum. Suas histórias eram muito atraentes de ouvir, em especial pela forma de quase sufocar a si mesmo com as risadas geradas pelas piadas que contava, muitas delas contra ele próprio. Claramente aqui estava alguém que, igual a mim, tinha a tendência a tropeçar ao longo da vida e ainda assim conseguir enxergar o lado engraçado das situações.” p. 17

Jane era uma moça formosa que no verão de 1962 se apaixonou por um jovem de fala peculiar e que pareceria sempre ter números na cabeça e os percalços vieram de encontro: a doença de Stephen que começou a dar sinais, levando-o a uma depressão e autocomiseração, regado as dificuldades em conciliar a distância, os sonhos que precisaram ser reorganizados, mas uma coisa que transborda as páginas é amor.
Jane e Stephen foram um casal pelo qual ninguém apostava grandes fichas. Ele, até então, um condenado a morte for uma doença degenerativa, ela uma jovem de futuro promissor que não largaria de tudo para cuidar de um homem inválido.
Ao ritmo que Stephen vai se destacando na física e na cosmologia, seu relacionamento vai caindo em um buraco sem fim, Jane não esconde em momento nenhum sua insatisfação que a principio pode parecer egoísta, mas que nada mais é que a triste realidade da mulher que aos poucos vai perdendo o homem que ama.
 O intuito de Jane é também se mostrar ao longo da história, mostrar suas conquistas e dificuldades, mostra-se como sendo alguém sem Stephen. Este não é um livro sobre a vida e obra de seu ex-marido, mas sim o relato da convivência, dos resmungos trocados, das pequenas felicidades e das grandes agonias. Para mim foi uma história para conhecer, conhecer mais de Jane, de quem admito que conhecia o básico do básico e também mais da vida de Stephen por trás de suas grandes conquistas.
A legenda da capa está super condizente: A mente de Stephen mudou radicalmente a nossa forma de pensar, mas foi o amor de Jane que lhe deu fé na vida e nas pessoas. Fica uma foto do casal, quando se casaram, para que vocês possam curtir:

26 comentários:

  1. Eu não lu o livro, apenas assisti ao filme, mas achei sensacional. A história é incrível, eu conhecia o físico, claro, mas não a história magnífica por trás dele. Realmente, The Theory Of Everything merece todo reconhecimento, aliás, Stephen e Jane merecem todo respeito por toda aluta. Gostei da resenha, beijos!
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
  2. Thaila!
    Imagino que a vida de Jane não tenha sido fácil mesmo e não cabe a nós criticá-la ou não por sua história.Só ela sabe o que passou à sombra do famoso Stephen, além da doença dele e da solidão que deveria sentir.
    Não li ainda o livro, tão pouco assisti o filme, mas quero.

    Vim agradecer a visita feita ao blog e visitar seu cantinho lindo, obrigada!!
    Desejo uma semaninha carregada de luz, paz e amor!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não li o livro ainda, só vi o filme e achei lindo! Um exemplo mesmo! Beijos, Jú
    docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Thaila. O livro realmente parece ser esplêndido e uma verdadeira lição sobre o verdadeiro amor. Parabéns por transmitir a essência da obra com exatidão! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Thaila,
    O livro parece ser bem interessante, mas acredito que vou acabar optando por ver o filme.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que tinha um livro, só estava sabendo do filme
    Gostei bastante da resenha, parece ser um livro muito interessante com uma bela historia
    Mas só me motivou a assisti o livro mesmo, conhecer essa historia de uma maneira bem mais rápida e pratica
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Thaila!
    Assisti ao filme e fiquei muito curiosa pra conhecer mais sobre a vida e obra do Stephen como também da vida dele com a Jane. A história de amor deles nos dá muitas lições.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  8. Oi Thaila, tudo bem?
    Ai, quero muito assistir o filme, o livro não, pois apesar de paracer bom não faz muito meu estilo.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Oi Thaila, uma ótima resenha como sempre.
    Eu já conhecia a história de Stephen, mas não do ponto de vista da esposa dele.
    Te confesso que não tenho vontade de ler este livro e nem mesmo de assistir ao filme, pelo menos não no momento. Mas, a história dele é mega interessante, e acho super válido ficar conhecendo.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Quero muito assistir! Parece muito bom! Acho a história dele fascinante.
    Um abraço!
    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não li o livro e nem vi o filme ainda, mas já estou louca pelos 2.

    http://www.detudopouco.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Thaila,

    Esse é um livro que está na minha lista de desejados e essa é a primeira resenha que leio dele e gostei muito do que li e agora estou ainda mais curioso....ótima dica....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Thaila
    Uma história muito linda e realmente pode ser clichê mas é mais que certo que por trás de um homem tem sempre uma grande mulher.
    Quero muito ver o filme>
    Beijos
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  14. Oi flor
    Você mudou umas coisinhas no layout, adorei!!
    Eu amei o filme, chorei muito, o livro deve ser lindo também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olha eu ainda não vi o filme e nem tive interesse de ler o livro, mas eu achei que você abordou muito bem a sua resenha e espero ter a oportunidade de ler para poder conhecer a história melhor, porque ele não é um dos que quero ler pra ontem sabe? Mas mesmo assim gostei. Espero ler assim que puder

    http://lovereadmybooks.blogspot.com/2015/03/resenha-labirinto-de-espelhos.html

    ResponderExcluir
  16. Thaila, eu fiquei pensando se solicitava ou não esse livro para a Editora. Mas nunca tinha lido uma resenha. Só agora que li a sua, fiquei com medo dele ter uma narrativa muito difícil. Gostei da história acho que vou solicitar.
    Bjss

    Ah!!!! PARA TUDOOOOOO!!! O blog está de cara novaaaa ficou lindoooo!!! Amei :)

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amei sua resenha, já conhecia o livro mas não sabia que era sobre este casal específico. Ele é bem famoso e eu nem sabia que era casado, deve ter sido uma barra e tanto para ela. Agora quero muito ler o livro e ver o filme.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  18. Thaila-linda,
    Que invejinha de você, flor, por ter lido esse super livro! Eu o passei para a colaboradora do blog, mas estou ansiosa para ter a minha própria opinião. Parece que vale muito a pena ler e conhecer a vida do casal… O filme é, também, maravilhoso!!!!

    Beijos, linda!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Eu já tinha vontade de ler esse livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, a tua resenha está perfeita e agora tenho certeza de que preciso ler ele. Quero poder assistir o filme também, pois vi muita gente dizendo que é maravilhoso.
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  20. Ops esqueci de dizer que o blog ficou lindoooo com esse layout novo.

    ResponderExcluir
  21. Olá Thaila,
    Está de layout novo? Está muito lindo <3
    Tenho MUITA vontade de ler esse livro - já o comprei -, mas a falta de tempo não ajuda hahah, adorei a sua resenha. Você soube colocar muito bem o relacionamento do Stephen e da Jane e estou louca para conhecer essa história.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu quero muito ver o filme. Eu acho a história de Stephen Hawking muito interessante, por tudo o que ele passou, por tudo o que ele alcançou. E, claro, essa mulher incrível que ficou ao lado dele durante todo aquele tempo (mesmo que hoje não estejam mais juntos). Não sei se conseguirei ler o livro, mas com certeza deve ser uma leitura muito interessante!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  23. Como todo bom livro sempre há um bom filme ,Grandes personalidades sempre rendem filmes chamativos, já que a própria persona é o grande atrativo e a escalação de elenco pode ser tanto óbvio quanto impressionante.o filme é belíssimo ainda não li o livro porém pretendo ler em breve...

    ^^

    ResponderExcluir
  24. Oi Thaila, você vai achar engraçado, mas tenho mais interesse em ver o filme do que ler o livro...
    Mas legal que você gostou e conheceu um pouco mais sobre o casal.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  25. Eu quero muito ler o livro e conhecer mais detalhes da vida da Jane. O filme foi incrível, sou apaixonada. É realmente uma relação difícil e bonita e olha só como o Stephen jovem era parecido com o querido Eddie Redmayne! =)

    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir
  26. Eu estive tão ansiosa por esse livro! Ain pretendo lê-lo em breve!!!!

    xoxo
    MIlaF.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa