Resenha A namorada do meu amigo



A namorada do meu amigo - Você trocaria seu amigo pelo amor da sua vida?
- Graciela Mayrink-
Selo Novas páginas, Novo Conceito
2014
Sinopse: Quando voltou das férias de verão, Cadu não imaginava a confusão em que a sua vida se transformaria. Era para ser um ano normal, mas ele entrou em uma enrascada e está correndo o risco de perder a amizade do cara mais legal do mundo. O que fazer quando a namorada do seu amigo vira uma obsessão para você? Os churrascos da turma da faculdade talvez ajudem a esquecer Juliana, e, se depender do esforço do divertido Caveira, não faltarão garotas gente boa para preencher o coração de Cadu. Mas não adianta forçar... Quem consegue mandar no coração? Alice, a irmã de Beto, é só mais uma das dores de cabeça que Cadu tem que enfrentar. A vida inventa cada cilada!

Quando menino, Cadu e seus amigos Beto e Caveira formavam um trio e tanto, os três mosqueteiros que aprontavam todas na cidade de Rio das Pitangas no interior de Minas Gerais, tudo só não era perfeito por que havia Juliana, a Juju, na cola deles. A pirralha era um verdadeiro empecilho nas brincadeiras dos meninos, sempre querendo fazer parte do grupinho e importunando Cadu com uma paixonite infantil.
Tudo parecia perfeito quando Juju teve que se mudar com a família para o sul, Cadu adorou, afinal finalmente teve o sossego que precisava para curtir sua adolescência sem uma menina chatinha do lado.
Só que oito anos depois, Cadu descobre depois de voltar das férias que seu grande amigo e galinha de primeira Beto não só está namorando, mas namorando a Juju que voltou para a cidade mais gata que nunca! E logo de cara faz o coração do nosso mocinho acelerar!

“naquele momento percebi o que estava acontecendo comigo: estava começando a me apaixonar pela namorada do meu amigo e não conseguia parar de pensar em Juliana desde que a revi” p. 31

Era simplesmente trairagem Cadu cobiçar a namorada de seu melhor amigo, companheiro de corrida e faculdade, mas e ai? Como resistir à meiguice de Juliana? Agora Cadu tem dois problemas: encarar o que sente por Juliana e escapar das garras de Alice, a irmã de seu melhor amigo.

“Eu pensava que você fosse um amigo confiável. Agora já não sei mais” p.149

Confesso que no começo receei muito se os sentimentos de Cadu fossem verdadeiros, parecia mais uma possessão pela menina que paixão, mas conforme ele mesmo vai nos contando o desenvolver desse sentimento percebe-se que é algo forte e principalmente verdadeiro. Ai é que fiquei de coração ainda mais na mão, pois eu mesma não consegui decidir de que lado ficar! Cadu ou Beto? E mais, com quem ele deveria ficar? Juliana ou Alice?
Página à página vamos acompanhando o sofrimento de Cadu por amar uma garota inalcançável por medo de perder uma amizade. Até que ponto ser sincero? Até que ponto vale lutar? Até que ponto vale lutar por amor? Essas são questões que são desenvolvidas ao longo da trama e que dão embalo à leitura
Confesso também que no começo achei que Alice fosse ser a grande mala sem alça, até uma espécie de vilã, mas não, ela ganhou minha simpatia e eu torci desesperadamente por ela!  Achei que ela combinava bem mais com o Cadu!
Um personagem surpreendente é Caveira, que se vê no meio dessa confusão e se vê obrigado a ser sério quando na verdade é um brincalhão. Como eu ri com o humor que esse camarada consegui exalar, mais um ponto alto da Graciela, pois em uma amizade sempre tem que ter o maluquinho da turma e um personagem mais descontraído torna a leitura ainda melhor, afinal quem não gosta de rir com um bom livro?
Foi minha primeira experiência com a autora e só posso dizer que a Graciela é uma das promessas da literatura nacional, a leitura fluida, o poder de escrever situações e personagens tão fáceis de imaginar que nos conquistam de primeira são apenas alguns pontos que posso explorar na resenha, ela realmente merece todos os elogios! Sem falar no final da trama, Graciela quase me mata de infarto, como seria capaz de desgrudar do livro sem saber como essa louca situação ficaria? Realmente achei que ela fechou o livro com uma integridade impar que me fez ficar ainda mais convicta pela história! Virei a madrugada lendo e valeu demais! Se você ta procurando rir, com aquela pegada dramática e muito romance bom “A namorada do meu melhor amigo” não pode faltar na sua estante de jeito nenhum!
E você, como acha que Cadu deveria resolver essa situação?

Observação: esta resenha foi inicialmente publicada no blog In the Sky, em que trabalho como colunista

25 comentários:

  1. Oi, Thalia (:
    Li esse livro há um tempinho e não gostei :/ Diferentemente de você, eu não consegui ver verdade no sentimento do Cadu pela Ju, achei que tudo aconteceu muito rápido! Agora concordamos com uma coisa: a Alice deveria ficar com o Cadu <3 De longe ela é a melhor personagem desse livro! <3
    Já li outro livro da Graciela que foi mil vezes melhor que este. Nele eu não fiquei irritada e tudo foi muito melhor descrito!

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Thalia!
    Tentei ler esse livro há algum tempo e não consegui... Fiquei só nos primeiros capítulos e acabei desistindo. Não curti muito a escrita da autora :(

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Auuunw, ameiii essa resenha, ahahahahaha. quero muito um desse, como faz produção? não posso mais gastar dinheiro com livros! :)


    beeijos
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro um triângulo amoroso e adoro mais ainda quando os personagens nos surpreende!!

    Tá na minha lista

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Amiga olha eu tenho bastante vontade de ler algum livro da Graciela, porque até agora eu não li nenhum. Mas espero gostar bastante, porque pela sua resenha eu fiquei bastante curiosa para saber o que acontece com os seus personagens. Amo um romance e acho que irei me dar super bem com essa história. Espero que entre na minha lista de queridinhos. E outra coisa, muitos não concordam, mas eu adoro a capa do livro. Eu adorei =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-labirinto-de-espelhos.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaila,
    Ah eu separei esse hoje, na hora da arrumação dos próximos, tem uma xará mais já me animou.

    bjs e tenha uma maravilhosa terça =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Thaila-flor!
    Que saudade de vir aqui visitar o seu blog… Eu fiquei muito feliz ao encontrá-lo ainda mais lindo! Menina, parabéns! E esse livro? A sua resenha me deixou com água na boca, flor. Eu adoro histórias assim, que nos surpreendem positivamente. Às vezes, a vida tem um jeito estranho de nos mostrar a pessoa certa… Minha história com o meu marido me revela isso. :)

    Beijos, linda!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Thaila...
    Ouço falar bem deste livro e com você não foi diferente.
    Sendo um livro nacional, eu me interesso bastante.
    Não é prioridade, mas um dia quero ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha!!!! Uma formosura mesmo!!

    Já separei este livro para mandar pra menina que tá resenhando no blog. Então já tenho certeza que ela irá adorar! Super a carinha dela!!!

    Adorei!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Thaila!

    Li esse livro no ano passado e gostei com algumas ressalvas. Eu simplesmente adoro a escrita da Graciela e acho que foi isso que me fez continuar a leitura. A história não é ruim, mas os personagens não conseguiram me agradar, principalmente Caveira. Para mim só se salvou Alice e torci para que ela conseguisse conquistar Cadu no final. hahahaha
    Leia Até Eu Te Encontrar, da mesma autora. Eu simplesmente adoro ele, acho que vc vai curtir. ;)
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  11. Oii!!!

    Já tinha encontrado resenhas desse livro em outros blogs e me chamou a atenção. Parece uma história bem jovem e interessante. Gostei mesmo.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Ainda não li nada da autora, mais eu quero. Gostei da resenha o livro parece ser clichê mais eu quero ler e ver com quem o Cadu vai ficar e se ele vai perder a amizade. Curti sua resenha.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie Thaila =)

    Eu gostei muito do primeiro livro da Graci, porém esse não me envolveu tanto.
    Achei a história super fofa e tal, mas um pouco superficial. Tipo gostei, mas não tanto quanto queria ter gostado.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ps: Adorei o layout novo <3

    ResponderExcluir
  14. Oi Thaila, tudo bem?
    Teu blog tá lindo!

    Lembro que fiquei feliz que tu gostou do livro ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  15. Eu não gosto muito de triângulos amorosos não. Pra sincera, eu não suporto, rsrsrs.... Por isso o livro, assim de cara, não me atraiu. Mas a sua resenha foi bem empolgante. E se Cadu ficasse com a Alice no final (o que, pelo que deu pra notar, não acontece) eu até arriscaria a leitura....

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela resenha Thaila! Estou ansiosa para ler A Namorada do meu Amigo! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Thaila, tudo bem?
    Eu já tinha ouvido falar do livro, mas lembro que na época não me interessei muito. Sua resenha é a primeira que leio dele, e você conseguiu despertar a minha curiosidade.
    Vou colocar na minha listinha de desejados e se surgir oportunidade irei ler.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adorei sua resenha mas não é meu estilo literário, não leria.
    Seu blog é a coisa mais fofa, parabéns, estou te seguindo, bjs

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Puxa, esse livro deve ser muito legal.
    Um tema bem interessante e profundo, com personagens legais.
    O Caveira deve ser sensacional com sua pitada de humor.
    Parece romance juvenil, mas me interessei. Vou anotar na lista de desejos.
    Abraço.
    http://www.diegomorais18.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Puxa, esse livro deve ser muito legal.
    Um tema bem interessante e profundo, com personagens legais.
    O Caveira deve ser sensacional com sua pitada de humor.
    Parece romance juvenil, mas me interessei. Vou anotar na lista de desejos.
    Abraço.
    http://www.diegomorais18.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Nossa, agora fiquei curiosa para saber o final do livro, acho que vou ter que ler o livro, né? Adorei a resenha, foi bem instigante.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela resenha Thaila!!! Sou sua nova seguidora e , curto bastante o seu blog, parabéns pela resenha, eu tenho muita vontade de ler algum livro da Graciela, porque pela sua resenha eu fiquei bastante curiosa para saber o que acontece com os personagens. gosto muito de romance e sei irei me dar super bem com essa história. ..

    *_____*

    ResponderExcluir
  23. Oi Thaila, sua linda, tudo bem?
    Engraçado, lendo sua resenha eu tive a mesma impressão, que ele só ficou interessado nela, porque seu amigo estava namorando com ela. Fiquei realmente interessada com o argumento que a autora vai usar para justificar os sentimentos dele, pois ele não gostava dela e a primeira vez que a vê, depois de anos, está apaixonado por ela? Não fez muito sentido para mim. Confesso que não sei se leria o livro, pois a narrativa dessa autora é bem polêmica, tem muitos que gostam e muitos que também não gostam.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu ainda não li nada da autora, mas por essa resenha eu tenho que ler algum livro dela. rs E esse em especial, parece muito bom, fiquei bem curiosa pela trama! E pelo final do livro. hahaha
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa