Resenha O Livro do Amanhã



O Livro do Amanhã - Como Seria Se Soubéssemos o Que o Amanhã Nos Reserva? Nós o Consertaríamos? Será Que Conseguiríamos?
- Cecelia Ahern-
Novo Conceito, 2013

Sinopse: Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

Como você vive o seu amanhã?
Tamara Goodwin não pensa no amanhã, para ela tudo se resume ao hoje. Mimada e arrogante, vive sua luxuosa vida intensa e arrebatadoramente. Entretanto, tudo sai do controle quando seu pai comete suicídio após decretar falência.
Agora, Tamara não é só órfão de pai, mas também pobre que deve se contentar com a generosidade de seu tio Arthur e da tia Roseleen, um casal pra lá de estranhos que vivem em uma área rural e isolada, cercada pelas ruínas de um castelo no interior da Escócia.
Lidando com a mãe catatônica, uma tia que só sabe cozinhar e um tio que só sabe pigarrear, Tamara dá adeus à sua vida de verões na Espanha, compras em New York, ou finais de semana em Paris, isto a revolta. Como seu pai poderia ter feito algo tão prejudicial a ela? Como poderia ter estragado o show que ela própria gostaria de protagonizar como “Pobre menina rica”?
As coisas mudam quando um misterioso livro sem autor ou titulo cai em suas mãos, magicamente, o volume muito se assemelha à um diário, o diário de Tamara. O diferencial é que o que ali é escrito nunca foi escrito por ela, as palavras que se unem ao nascer do novo dia e desaparecem no fim do mesmo contam como será o amanhã.
Assustador, não? Afinal que nunca desejou conhecer como seria o amanhã? Poder transformar ou impedir situações... ser capaz de transformar seu destino. Tamara tem esse poder nas mãos, mas será que ela saberá usá-lo?
“Preferiria que lhe dessem uma vida já vivida também, Tamara? Desse modo você pode relaxar e observá-la. Ou preferiria você mesma vivê-la?” p. 113

Nessa busca por respostas vamos acompanhando as descobertas de Tamara sobre um novo lugar, novas amizades, mas velhos segredos tão bem lacrados.

“Aprendi algo importante naquela noite. Não se deve impedir tudo de acontecer. Às vezes, devemos esperar e ficar sem jeito. Às vezes, também, devemos aceitar a possibilidade de ficar vulnerável diante das pessoas. às vezes isso é necessário porque tudo faz parte de você chegar à parte seguinte de si mesma, no dia seguinte. ” p. 202

No começo eu quis entrar no livro e socar Tamara por sua postura tão mimada e egoísta de ver a situação, mas ao mesmo tempo queria louvá-la por sua sinceridade. O fato dela reconhecer que nunca foi uma boa filha, amiga ou pessoa fez com que ela subisse alguns pontos no meu conceito, prova de que ela não era melindrosa e sim consciente de suas ações.
No decorre da trama tem-se a possibilidade de ver novas Tamaras: responsáveis, humanas, maduras. Essa foi uma evolução gradativa fato que demonstra um cuidado por parte da autora na criação da personagem, tornando-a tão humana a ponto de errar e acertar, sendo como nós, mortais de carne e osso, imperfeita.
Outro ponto positivo é a autora, Cecelia consegue transformar um enredo completamente descabido em algo maravilhoso e absurdamente envolvente. Ela conseguiu trazer a questão do amanhã de forma tão criativa que é impossível desgrudar até conhecer o futuro de Tamara e por que não pensar no que queremos para o nosso próprio amanhã?
Não consigo apontar falhas, é tudo tão rico e encantador que simplesmente espero que minhas palavras tenham conseguido expressar um pouco da minha vontade para que leiam, conheçam e se encantem. Não deixem de ler e descobrir a melhor forma de viver o amanhã.

20 comentários:

  1. Em geral eu gosto bastante dos livros da Cecelia. Este ainda não li, mas tenho em casa, junto com outros que preciso colocar logo na fila de leitura. Adorei os quotes que você marcou, e o fato de o livro ser tão encantador me fez ter vontade de ler logo.


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acreditas que tenho P.S. Eu te amo aqui em casa e nunca consegui terminá-lo? E olha que eu amei o filme, é um dos meus favoritos... Enfim, adorei sua resenha. Preciso mergulhar nas histórias da Ceci, urgentemente. Vou corrigir isso!

    Beijos
    http://garotodelinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie Thaila =)

    Infelizmente eu não consegui curtir muito P.S Eu te Amo e por conta disso eu tenho um pé atrás com a autora. Quer ler dela o Simplesmente Acontece antes de assistir ao filme. Espero poder mudar a impressão "ruim" que fiquei da narrativa da autora.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Oi Thailinha!
    Lembro que na época do lançamento muitas pessoas acharam o enredo fraco, mas vc curtiu bastante né!
    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Thaila!
    Achei interessante a forma como a autora inseriu o elemento mágico no enredo e chegou um momento em que eram tantos os mistérios da história, que achei que sobrariam pontas soltas no final, mas felizmente tudo se encaixou direitinho. Gostei da leitura, mas o meu preferido da autora é seu livro mais recente, "Simplesmente Acontece".
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  6. Nossa depois das recomendações quero ler esse livro RSrs Minha amiga é MUITO fã dessa autora, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhuma obra dela.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Tive uma experiencia bem positiva com a autora em P.S Eu te amo e estou com bastante vontade de ler outra coisa dela. Achei sua resenha bem legal e me deu mais vontade ainda de ler :)
    Beijos
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. ja li muitas resenhas e quero muito ler esse livro e agora estou roendo as unha para ler ele,
    kiss
    http://livro-azul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. O que me faz lembrar que eu preciso ler outro livro da autora, pois estou com saudade dela. Depois de ler esta resenha, OMG!!! Eu preciso mesmo de um pouco de Cecelia pra embelezar meu final de ano!!

    Adorei a resenha!!!!!!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que resenha incrível, amei! Tenho o livro mas ainda não li, só que sua resenha me fez ter vontade de tira-lo agorinha mesmo da estante e começar. Só não vou fazer porque são quase 23 hs da noite e eu trabalho amanhã cedo ... kkkkk

    xoxo
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  11. Lembro que quando esse livro foi lançado eu fiquei bastante empolgada pra ler. Achei a ideia dele bem legal e diferente, mas dai o tempo foi passando e o livro ta até hoje encostado na estande acredita? E sem previsão de leitura.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha Thaila! Estou ansiosa para ler O Livro do Amanhã! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  13. Amei o seu blog, eu amo ler tbm ! *-* adorei a resenha parece ser um livro super reflexivo sobre a vida .

    www.doceneve11.blogspot.com.br Beijos Gi.

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Quando li esse livro já amei a história, também tive pontos negativos, quero acompanhar a Cecelia e os livros!
    Fique com Deus! Aguardo sua visita!
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca tive interesse nesse livro, essa é a primeira resenha dele que leio. Gostei de saber que a personagem cresce durante a história, no começo da resenha já não estava gostando do fato dela ser mimada e egoísta rs mas já que ela amadurece isso é um ponto positivo. Fora que o diário já instiga a leitura por si só.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie! Eu amo a capa desse livro, mas não sei se eu chegaria a lê-lo!
    bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/12/o-verdadeiro-poder.html

    ResponderExcluir
  17. Olha eu acho a capa desse livro LINDA, mas eu ainda não o li.
    Tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora, porque dizem que ela escreve histórias maravilhosas. Mas eu acho que irei começar por PS EU TE AMO, porque eu já vi o filme e achei a história ENCANTADORA. Acho que o livro é ainda melhor. Enfim...Mas olha, lendo a sua resenha, fiquei bastante curiosa, porque encontrar um livro assim que foi deixada do nada para ela é bastante misterioso e a gente fica querendo saber o que é e tudo mais. Espero gostar do livro.
    Vamos ver né?!

    lovereadmybooks.blogspot.com.br
    Só pra avisar tá? A minha colunista nova fez sua postagem de estreia hoje. Venha dar uma olhadinha pra dar uma força pra ela =] Ficaria feliz com sua presença viu? Eu nunca peço porque eu acho chato ficar pedindo, mas dessa vez por motivo especial mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Thaila! Nossa, já quero ler esse livro! Achei a proposta bem bacana e diferente e confesso que fiquei bem curioso para saber o que acontece com a Tamara! Ótima resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto de A Vez da Minha vida, é um dos melhores livros da Cecelia. Sabe? Sou suspeita em falar, gosto da escrita dela e como ela consegue transformar uma história que tinha tudo para ser ruim em algo maravilhoso.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  20. Olá Thaila,

    A autora escreve demais, sou suspeito para falar, gosto muito da escrita dele, impossível não gostar, parabéns pela sua resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa