Resenha Austenlândia



Austenlândia
Shannon Hale
Record, 2014
Sinopse: Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, ela guarda um um segredo constrangedor: é verdadeiramente obcecada pelo Sr. Darcy. Embora sonhe com ele, os homens reais com os quais se depara são muito diferentes dos que habitam sua fantasia. Justamente por isso, ela decide deixar de lado sua vida amorosa e aceitar seu destino: noites solitárias aconchegada no sofá assistindo a Colin Firth em seu DVD.
Porém, esses não são os planos que sua rica e velha tia-avó Carolyn, tem para a moça. A única a descobrir o segredo de Jane deixa, em seu testamento, férias pagas para a sobrinha-neta na Austenlândia. A ideia é que Jane tenha uma legítima experiência como uma dama no início do século XX e consiga se livrar de uma vez por todas de sua obsessão. Contudo, para isso, ela terá que abrir mão do celular, da internet e até do uso de sutiãs em troca de tardes de leitura, espartilhos e... a companhia de belos cavalheiros.

Quem nunca se pegou suspirando pela história de amor protagonizada e eternizada por Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy? Quem nunca em seus sonhos mais loucos quis viver naquele universo criado por Austen nos primórdios do século XIX? E se você soubesse que existe este lugar? Você se arriscaria a viver uma verdadeira viagem histórica?
Jane Hayes viverá essa experiência.
Como uma autentica nova-iorquina moderna do século XXI até o último fio de cabelo, ela carrega um segredinho: tem uma verdadeira obsessão pelos enredos de Austen, principalmente Orgulho e Preconceito, ela vive buscando em todos os seus relacionamentos um senhor Darcy que não existe e pelo visto essa oportunidade de viver na Austenlândia tem o intuito de ser terapêutico, tipo: viva e desapega!
Só que nem tudo em Austenlândia são flores. Viver em pleno século XIX com espartilhos, sem celular, linguajar  polido, um lugar bucólico e sem outras comodidades pode ser bem inconveniente. Afinal, quem você se torna quando finge? O que é real? O que é encenação?
“Não tinha mudado. Estava afundada até os joelhos na mesma lama romântica havia anos e nem se importava mais.” p. 23
Quem seria o Sr. Darcy de Jane? Ou melhor, da senhorita Erstwhile? Com certeza não seria o taciturno Sr. Nobley que com seu ar de indiferença tem tornado os dias de Jane ainda mais complicados!
Curti bastante da história, assim como Jane já me vi quebrando a cara em alguns relacionamentos e idealizando outros tantos, almejando a perfeição e me fechando em uma ilusão que só existe em um mundo paralelo, vamos dizer a minha própria Austenlândia.
Shannon foi simplesmente brilhante ao explorar um tema e uma época que fazem a mulherada sonhar, me fez transportar de mala e cuia para o século XIX. Mas se eu fosse ela teria explorado melhor o final, não é que tenha críticas, mas gostaria de ter mais aventuras e desventuras de Jane.

24 comentários:

  1. Oi Thaila, eu adorei este livro!
    Mas, também fiquei com gostinho de quero mais. Acho que o final poderia ter sido mais longo, com mais pormenores dos dois.
    Adorei sua resenha. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amiga comprei esse livro na BLACK FRIDAY e até um livro com as 3 histórias famosas da JANE AUSTEN para conhecer essa bendita história que todos comentam. Fiquei bastante curiosa e espero gostar bastante, embora eu já tenha começado algumas outras leituras por conta das férias, mas mesmo assim espero gostar bastante.

    Quanto a sua resenha, preciso dizer que fiquei bastante curiosa quanto a história do livro, porque eu já vi uns pedaços do filme que foi baseado. E gostei. Ai agora estou com bastante expectativa por conta da historia do livro. Amei a sua resenha. Espero gostar tanto quanto vc e ainda ver se vou amar esse Sr Darcy como tantas outras meninas apaixonadas hahahaha

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii Thaila, tudo bem? Acredita que eu nunca li os livros da Jane? Mas estou dando um jeito de comprar orgulho e preconceito e ver o que esse livro tem de tão bom, heheh. Ele tá em uma boa promoção no sub e vou trazer para casa :)
    Gostei da premissa desse livro também. Acho que os livros, as vezes fazem isso com a gente né? Nos fazem sonhar com seres difíceis de achar :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem?? Adorei sua resenha, fiquei com muita vontade de ler esse livro, nunca tinha ouvido falar dele. Achei legal o fato da Jane se identificar somente com um personagem de livro, eu mesmo já me peguei idealizando muito os homens por causa de paixonite por personagens, infelizmente a gente nunca vai achar um homem no mundo real igual ao personagem de um livro. kkkkk
    Ótimo 2015 pra você, bjus...
    Isis - minhaestantecolorida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ah tenho muita curiosidade em ler este livro.
    Que bom que gostou, eu adorei saber sua opinião.
    Espero ler este livro em breve.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Thaila! Já li Austenlândia e curti bastante, mas senti que ficou faltando algo na história, sabe? Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Muito boa resenha!
    este é um livro que sempre tive curiosidade de ler. está na minha lista de desejados!

    bjs!

    E Feliz 2015!

    Thaís;)
    umaconversasobrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sempre tive curiosidade em saber exatamente do que este livro tratava, mas nunca busquei. Achei interessante a premissa, mas não me empolgou mto. Acho que é pq ainda não comecei a ler J. Austen!

    ResponderExcluir
  9. Sabe que eu fiquei vom vontade de ler esse livro? E olha que eu sou uma daquelas que responde "eu não" quando vc pergunta quem nunca sonhou com o Sr Darcy....
    Sim.... eu não curto Jane Austen (me julguem! Hahaha).
    Mas estou pensando seriamente em dar a esse livro uma chance e quem sabe até tentar ler novamente a dona Austen :)

    Beijinhos,
    Lica
    amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Ainda não li nada da Jane Austen, acredita? Eu tentei ler Orgulho e Preconceito uma vez, mas não cheguei a terminar ainda. Espero terminá-lo em 2015. Adorei sua resenha, esse livro parece ser bem interessante. Uma pena que o final não tenha sido tão satisfatório pra você. Eu sempre fico incomodada com finais, trauma já UAHSUAHSUA

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    thisadorablething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Thaila! Nossa, achei a ideia da autora bem criativa! Parece ser um livro bem legal, mas como nunca li "Orgulho e Preconceito" talvez fosse ficar boiando no ato da leitura dele! rs Ótima resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Thaila =)

    Esses finais não satisfatórios, são para desanimar qualquer um né rs... Ainda não li esse livro e embora leia resenhas no geral bastante positivas dele, não me animo muito em conhecer a história.
    O fato é que não consegui gostar da escrita da Jane Austen. Sofri para ler Orgulho e Preconceito e tentei ler outros títulos dela, mas infelizmente não deu certo. Uma pena mesmo =/
    Ao menos eu tentei rs...

    Feliz Ano Novo querida! Que seu 2015 venha cheio de paz, luz, saúde e muitas realizações!!
    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  13. Ah, que delícia de sinopse! Sua resenha me conduziu pela mão até Austenlândia! Eu não teria a menor dificuldade em viver essa eperiência sem as facilidades modernas. Adoro a época e o romantismo. Só vai ser difícil lidar com o machismo...
    Adorei!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Thaila!
    Ainda não li nnhum livro da Jane Austen. Mas tenho bastante interesse e em breve vou ler uma de suas obras.
    Fiquei bastante curiosa com esse livro. Parece ser muito bom e descontraido, ainda mais por ter essa mistura de época.
    Adorei a resenha.

    P.S: Te marquei para um desafio literário de férias lá no blog.
    http://construindoestante.blogspot.com.br/2014/12/i-dare-you-desafio-literario-de-ferias.html
    Beijos

    >> Concorra a um vale presente de R$ 50,00 e R$ 20,00 na promoção 2015 da Sorte. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  15. Oi Thaila,
    Legal o livro!
    Estou com Orgulho e Preconceito p ler este mês!
    Se gostar quero ler este tb!
    Bjos!!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  16. deixar tudo para ficar em companhia de cavalheiros essa tia avó dela não queria que ela morresse solteirona rsrs amei a resenha flor desse livro, vou ver se baixo ele
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Thaila! Eu não li o livro, mas assisti o filme achei a história bem divertida, embora um tanto absurda em alguns momentos, preciso ler para saber se o filme foi fiel.

    Te desejo um ótimo 2015!
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  18. Estou doida para ler este livro e os livros de Jane Austen no geral, pois ainda não li nenhum :( Adorei a resenha,que, por sinal, me fez lembrar que tenho que ler logo rsrs

    estilolia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi
    Gostei da ressenha e parece ser um livro interessante, tem um filme desse livro né? uma vez comecei a assistir e me lembra o que li na sua resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Adorei o Blog lindona, parabéns e sucesso.Dá uma passadinha no Blog tem post novo de produtinho novo e suplemento capilar.
    Caso você se inscreva no Blog deixe o link do seu blog para que assim,eu possa estar retribuindo sua inscrição,te seguindo de volta
    Blog : http://anunciosparceriasdivulgacao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nada da Jane, então quando vejo livros a respeito dos livros e adaptações fico bem curiosa.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  22. Oiee ^^
    Acredita que eu nunca li nada da Jane Austen? Pois é, mas li Austenlândia mesmo assim. Gostei bastante e fiquei super curiosa para conhecer melhor os personagens da Jane, mas não agora *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, Thaila! Ainda não li nada da Jane Austen, mas tenho muita vontade. Apesar de não ter lido as obras da autora, fiquei bem curiosa sobre Austenlândia e esse livro foi para a minha wishlist desde a primeira vez que o vi. Acho essa capa linda! Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Thaila, tive a mesma impressão que você ao terminar o livro, faltou algo, um plus a mais, adoro Orgulho e Preconceito e acho que a autora poderia ter explorado bem mais esse universo....adorei sua resenha.

    Beijos!!!
    @jannagranado
    @lpdiversao
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa