Link-me

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Resenha Tipo Destino






Tipo Destino
 E se sua alma gêmea fosse o namorado de sua melhor amiga?
Susane Colasanti
Novo Conceito, 2013
Sinopse: Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason...
Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era!
Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele.
Então, Erin viajou durante todo o verão...
 
Lani e Erin são amigas da vida toda, juntas já compartilharam alegrias e angustias, sonhos e pesadelos. Lani é obcecada pelo Destino, para ela tudo tem um porquê e um pra quê previamente definidos e os horóscopos são uma forma de prevenir as pessoas de forma à prepará-las para a vida.
Junto com Blake, sue melhor amigo, Lani busca entender as mudanças pelas quis anda passando, parece que as pessoas que antes eram amigos hoje são desconhecidos e os lugares são tão rotineiros que já perderam a graça.
Tudo muda quando Erin começa a namorar o gatíssimo Jason e uma série de casualidades apontam que Lani é o verdadeiro par perfeito de Jason, mas isso é impossível já que Lani faria tudo, menos magoar sua melhor amiga.

“Jason é uma alma gêmea que esteve em minha vida durante todo esse tempo e eu nem sabia. Freqüentamos a mesma escola por todos esses anos, mas levamos muito tempo para descobrir a verdade. Será que o Destino nos uniu, usando Erin como ponto de ligação? Ou teríamos nos encontrado de qualquer modo?” p. 103

A ida de Erin para o acampamento de verão deixa brechas para que o relacionamento de Jason e Lani se intensifique a ponto de nenhum dos dois poder negar o que sentem.
Afinal, a amizade de Lani e Erin está ameaçada já que ambas estão apaixonada pelo mesmo cara e Jason já fez uma escolha. Quando um novo ano letivo começa todos os planos de Lani para o último ano de ensino médio caem por terra e tudo parece fora de controle: Blake teve um segredo revelado e a culpa por todos terem descoberto, Erin está furiosa com ela porque além trocada, foi trocada por sua melhor amiga e de repente toda a escola está sabendo e odiando-a por acreditarem ser uma vagabunda.
Lani realmente não foi honesta, mas a vingança de Erin foi à altura.

“Achei que Erin seria sempre minha amiga, não importava o que acontecesse. Achei que essa era a única coisa verdadeira com a qual poderia contar” p.245

As atitudes de ambas me incomodaram em alguns momentos da história, não acredito que no fim elas possam ser amigas novamente como se dá a entender no livro, pois ambas se magoaram pela falta de honestidade e diálogo entre elas.
Finalizando, Tipo Destino é jovem, atual, reaviva a nossa mente adolescente, os dramas e as alegrias de uma época tão importante na vida de todo mundo. Eu curti bastante ler a história e apesar de existirem muitas críticas à autora peço que dêem uma oportunidade ao jeitinho jovial de Colasanti

30 comentários:

  1. Nossa, espero que isso nunca aconteça comigo hahaha
    E se acontecesse ia preferir minha amizade óbvio.
    Deve ser até por isso que não gosto de ser amiga dos namorados das minhas amigas hahaha tudo pode acontecer né

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também preferiria a amizade, como você diz tudo pode acontecer

      Excluir
  2. Olá:)
    A gente vê muito uma história assim acontecer hoje em dia né :/ Eu também preferiria a amizade, bem mais válido! Gostei da sua resenha,mas acho que não leria o livro, não faz meu tipo, acho muito jovem :/
    Beijinhos
    www.my--bookshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um livro mais jovial, pra relembrar e reviver alguns momentos

      Excluir
  3. Oie Thaila =)

    Eu estava quase desistindo de ler esse livro, mas a resenha de uma amiga tão chata quanto eu rs... falando bem da história me fez mudar de ideia.
    Espero que o fato da história de ser "jovem" demais não me decepcione.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito Ane que a mente aberta seja a melhor possibilidade de descobrir a história dessas duas amigas!

      Excluir
  4. Parabéns pela resenha Thaila! Estou ansiosa para ler Tipo Destino! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro, mas não me empolgou muito não, achei meio fraquinho. Mas valido para uma tarde de leitura.

    http://www.lostgirlygirl.com/

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle eu recomendo o livro pra garotada, às vezes podem estar passando pelo mesmo problema de Erin e Lani

      Excluir
  6. Ah, gente, não gostei dessa história não, é meio dificil uma situação dessas acabar bem. E me incomodei também com outro livro da autora, o que me leva a dizer que vou demorar para lê-la novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou muito ciumenta e com certeza não aceitaria numa boa essa situação

      Excluir
  7. Thaila! Eu realmente gosto do jeito jovial dela, de verdade, meu problema com este livro foi a questão da protagonista roubar o namorado da amiga, tudo bem que ele não gostava da outra, mas eu achei que ela foi muito "safadinha".

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente Cida, Lani foi sacana com a amiga por omitir dela os fatos

      Excluir
  8. Nossa quando eu vi o livro achei q nao seria bom entao eu nem olhei nem sinopse nem nda (siim , é repugnante mas eu julgo um livro pela capa) , mas lendo essa resenha ele parece ser super legal !!

    vleu bjs
    Ana Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também julgo o livro pela capa, a maioria de nós faz isso sem pensar, na verdade a capa é a primeira coisa que nos atrai

      Excluir
  9. Oi Thaila!
    Eu ainda não li Tipo Destino, mas não estou muito empolgada. Não por que não goste do tema, mas por que sei que os livros da Susanne realmente não empolgam muito. Estou lendo Esperando por você (que é dela) e está bem mediano.
    Também não acredito que, após um roubo de namorados, as meninas possam ser amigas novamente. Eu mesmo não ia querer saber mais da pessoa, já que para mim isso não é amizade. Em bom baianês, isso é uma "crocodilagem". rs
    Beijocas, adorei a resenha!
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entendo seu ponto de vista Neyla, pelo menos vc fala com propriedade pois ja conhece o jeito de escrever da Colasanti. Confesso que quero ler mais livros dela sim!

      Excluir
  10. Vou querer ler RSrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gosto bastante dos livros da autora, acho essas histórias bem gostosas de se ler
    Mas infelizmente esse livro eu ainda não tenho para ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que curte a autora e espero que fique mais animada pra ler, e ja que não tem o livro é só participar e torcer, pois tem promo dele rolando aqui! é só olhar na barrinha!

      Excluir
  12. Eu gosto dos livros da Colasanti, são bem legais...fofinhos. Não é minha autora preferida,mas servem para passar o tempo de forma boa.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  13. Só da autora Bem Mais Perto e gostei até, tenho Tipo Destino na estante mas não o li, como vc disse existe tantas criticas negativas que fico com pé atras :s
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que você deveria dar uma oportunidade, se esquecer das críticas e ir por você!

      Excluir
  14. Olá Thaila, tudo bem?
    Apreciei sua resenha e a li com muito carinho e não tentando ser tão crítica.
    Eu acho que existem diversas pessoas com diversos gostos e, apesar de não achar que Tipo Destino é um péssimo livro, não o consideraria um livro ótimo, ou com uma narrativa impecável.
    Eu acho que, mesmo querendo trazer tudo à tona, a autora colocou muitas coisas em cheque: Duas amigas apaixonadas pelo mesmo cara; Um trágico momento que as 'uniram para sempre'; Um amigo que tem um segredo; O pai do amigo que não iria gostar quando o segredo fosse revelado; Vingança; Amor; Paixão; Ansiedade por saber o futuro. Acho que foram temas demais em um mesmo livro e que não foram desenrolados totalmente.
    Mais uma vez, gostei da resenha e do blog, só não gostei desse livro mesmo rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Bruna, gostei bastante da sua opinião, foi bem enriquecedora pro blog e pra resenha.
      Acredito que a Colasanti tenha tentado expor medos e inseguranças pelos quais as vezes a gente passa seja na adolescência ou na vida adulta, também concordo quando você diz que muitas coisas ficaram sem resposta, não sei dizer se foi uma opção da autora por deixar à nossa mente como leitor definir, mas como você diz existem "n" tipo de leitores e creio que ela deva agradar a um bom público, pois do contrário não sei se a editora apostaria tanto nela. Novamente te agradeço pela participação!

      Excluir
  15. Oi Flor,
    Eu li De repente acontece da autora e me diverti muito, tanto que quero ler todos os livros dela. Quando li a sinopse desse livro logo pensei que a amizade iria terminar, sem chances de reatarem, mas tenho de ler por mim mesma para saber se irei gostar ou concordar com você. Tive uma amiga que foi tachada dessa forma que a Lani foi, mas bem depois descobri o que houve realmente. Bom ler sua opinião.....bjus elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja que leu outros livros dela, leia esse também quando tiver tempo... é bem bacana!

      Excluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!