Link-me

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Conhecendo o autor #14

Nascido numa família de classe média, aos 7 anos Paulo Coelho ingressa no tradicional Colégio Santo Inácio da então capital do Brasil, o Rio de Janeiro.
Desde muito novo, gostava de escrever e mantinha um diário. No colégio, participava de concursos de poesia e cursos de teatro. No entanto, seu pai queria que ele fosse engenheiro, e sua mãe desestimulava Paulo a seguir a carreira de escritor. As brigas com os pais eram constantes e Paulo teve muitas crises de depressão e raiva na adolescência, tendo sido internado três vezes em uma clínica de repouso, onde foi tratado por psicólogos.
Na década de 1960 entra para o mundo do teatro, como diretor e ator, criando peças voltadas ao teatro experimental e de vanguarda, mas obtendo pouca expressividade. No início da década seguinte, em 1970, Paulo entra de cabeça no movimento hippie, ao mesmo tempo em que conhece o mundo das drogas e do ocultismo, incluindo o chamado Caminho da Mão Esquerda. Profissionalmente, além de diretor e ator teatral, exerce também a função de jornalista em publicações alternativas com as revistas "A Pomba" e "2001", quando em 1972 conhece Raul Seixas, então executivo da gravadora CBS. Os dois se tornam parceiros em diversas músicas que exerceriam influência no rock brasileiro (consta na biografia de Paulo Coelho, "O Mago", do escritor Fernando Morais, que Raul Seixas, para incentivar o amigo a compor, colocou-o como parceiro em sua participação na trilha sonora da novela O Rebu da Rede Tupi - erroneamente confundida com a Rede Globo no livro - sem que Paulo escrevesse uma única linha). Nessa época, Paulo Coelho envolve-se com Marcelo Ramos Motta, conhece a Lei de Thelema e no dia 19 de maio de 1974 assina o juramento do grau de Probacionista da Astrum Argentum, sob o mote mágico de Frater Luz Eterna . Pouco tempo depois se desligou da Ordem. Foi o responsável por apresentar a Lei de Thelema a Raul Seixas, que fez surgir a partir deste último a Sociedade Alternativa. Compõe também para diversos intérpretes, tais como Elis Regina, Rita Lee e Rosana Fiengo.
Seu fascínio pela busca espiritual, que data da época em que, como hippie, viajava pelo mundo, resultou numa série de experiências em sociedades secretas, religiões orientais etc.
A edição do seu primeiro livro foi em 1982, Arquivos do inferno, que não teve repercussão desejada. Lançou o seu segundo livro O Manual Prático do Vampirismo em 1985, que logo mandou recolher considerando o trabalho de má qualidade. Conforme suas próprias palavras, confessa: “O mito é interessante, o livro é péssimo”.
Católico não-praticante, em 1986, Paulo Coelho terá conhecido a viagem de peregrinação pelo Caminho de Santiago. Percorreu quase 700 quilômetros do sul da França até a cidade de Santiago de Compostela na Galiza, experiência que retira detalhes para o seu livro O Diário de um Mago, editado em 1987.
No ano seguinte, publicou O Alquimista, que - apesar de sua lenta vendagem inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor - se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos; O Alquimista é um dos mais importantes fenômenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 18 países e vendeu, até o momento, 65 milhões de exemplares.
Nos anos subsequentes foram lançados os seguintes livros: Brida  (1990), As Valkírias  (1992), Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei  (1994), Maktub  (1994), O Monte Cinco  (1996), Manual do Guerreiro da Luz  (1997), Veronika Decide Morrer  (1998), O Demônio e a Srtª Prym  (2000), Histórias para Pais, Filhos e Netos (2001), Onze Minutos  (2003), O Gênio e as Rosas (2004), O Zahir  (2005) e A Bruxa de Portobello (2006) (2005) e Rede de Mentiras (2007)  (2005) e O vencedor está só (2008).
Como escritor, ocupa as primeiras posições no ranking dos livros mais vendidos no mundo. Vendeu, até hoje, um total de 100 milhões de livros , em mais de 150 países, tendo suas obras traduzidas para 66 idiomas e sendo o autor mais vendido em língua portuguesa de todos os tempos, ultrapassando até mesmo Jorge Amado, cujas vendas somam 55 milhões de livros.
Sua obra O Zahir foi lançada primeiramente no Irã, para que lá pudesse ser registrada como obra local e que fossem processados aqueles que fizessem cópias ilegais do livro em língua persa Para escrever O Zahir, Paulo Coelho instalou-se por uma temporada no Casaquistão, país onde a obra se desenvolve.
No fim de 2006 o autor lançou A Bruxa de Portobello, que figura na lista dos mais vendidos no Brasil desde então. A história é construída apenas por depoimentos das personagens fictícias a respeito da protagonista da história, respeitando a parcialidade de cada uma.
Paulo Coelho escreve seus livros em um apartamento na Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro, e possui uma casa para retiro na França, na região dos Pireneus.
Em 2008, lançou o livro O vencedor está só, que fala sobre uma série de assassinatos no Festival de Cinema de Cannes. Nesse livro, Paulo faz uma forte crítica social sobre como a elite se comporta e como somos manipulados por suas ações. Sendo esse o primeiro livro em que Paulo sai do mundo da magia e da religiosidade e entra no mundo do suspense policial, o tema não agradou a boa parte dos fãs, mas isso não fez com que o livro também não fosse um sucesso.
Em 2009, é lançado no Brasil o filme Veronika Decides to Die, o primeiro filme baseado numa obra de Paulo Coelho. O filme recebeu fortes críticas negativas, afirmando que o roteiro se distancia demais do livro. Vale lembrar que Paulo Coelho nada teve a ver com a adaptação do livro para filme. Existe um projeto para transformar em filme o "best-seller" O Alquimista. Coelho foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009.
Em agosto de 2010 lançou o livro O Aleph.
Eu li "O alquimista" e curti bastante e vocês já leram algo do autor?

Fonte: Wikipédia

38 comentários:

  1. Olá Thaila.
    Já li um livro do autor (veronika decide morrer) e gostei muito. Confesso que antes de ler eu tinha um certo preconceito, achando que seus livros seriam estilo autoajuda(não sei se onde tirei isso rs). Mas depois que li viciei. Quero ler outros dele.
    Gostei de saber mais um pouco sobre ele.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacqueline, ja ouvi muitas crítica sobre esse livro e adoraria ouvir sua opinião mais a fundo sobre ele!

      Excluir
  2. eu só tentei ler um livro do Paulo Coelho na vida, e não curti. Ele não faz muito o meu estilo, embora eu tenha tentado gostar dele haha. É um cara admirável, um grande nome da nossa literatura, mas meu santo e o dele não se bateram no quesito leitura =P

    Beijão!
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a Larissa, é normal, eu li o alquimista apenas e para entender confesso que li duas vezes

      Excluir
  3. Infelizmente até agora só li um livro do autor, que foi Veronika Decide Morrer, mais super amei esse livro, fiquei apaixonada pelo livro, muito bom.
    leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie Thaila =)

    Eu gosto muito do Paulo Coelho. Passei minha adolescência lendo os livros do autor e cada uma de uma forma diferente se tornou marcante para mim. Meu sonho é conhece-lo pessoalmente e pedir para ele autografar meu Brida rs..

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dessas informações. Para mim é um grande estímulo a continuar escrevendo. Obrigado pelo seu comentário e por curtir a página do meu blog no Facebook. Seu blog já foi adicionado à Minha Lista de Blogs.

    Sucesso para você!

    www.teoriasdoleaodamontanha.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hey
    Tenho muita vontade de ler algo do autor!
    Sabe ter uma opinião, sem seguir moda de hate essas coisas.
    Ele tem uma coluna no jornal daqui, gosto muito das mensagens dele.
    Tenho curiosidade em assistir o filme da Veronika tb.

    bjs
    Nana
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todos o tem como uma pessoa polêmica, mas acho que ele só tem uma opinião formada

      Excluir
  7. Oi Thaila :)
    Eu já tentei ler dois livros do autor, mas não consegui chegar nem na metade deles. Não curti a leitura, a escrita...achei melhor não insistir em um terceiro. rs
    Super bacana o post!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é com todos os autores que nos identificamos, é normal!

      Excluir
  8. Falam bastante dele
    Mas nunca li nenhum livro do autor

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Thaila! Gostei de conhecer um pouquinho mais sobre o Paulo Coelho. Já li dois de seus livros, O Monte Cinco e Brida, e confesso que não gostei muito. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Nessa não é com todos os autores que nos indentificamos

      Excluir
  10. Nunca li nada dele e nem tentei. Não sei por que, mas acho que ele não faz meu estilo e que eu não irei gostar. Mas a vida dele foi bem interessante, né? Gostei de saber!
    http://narrandoansiedade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii!
    Tenho alguns livros antigos dele, porém não gosto dele. :/
    Não é meu tipo de leitura.
    Beeijocas no coure
    modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma pena, mas não é com todos os autores que nos envolvemos e viramos fãs!

      Excluir
  12. e bom d+ conhecer um autor ne ?
    beijos ,ja estou seguindo o blog
    @livroazuis
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada do autor, e confesso que não tenho muito curiosidade, não. Mas amei o post, muito legal conhecer um pouco da vida de nossos escritores e e principalmente esses mais conhecidos... Amei!
    Estou seguindo seu blog e gostaria de convidar para conhecer o meu cantinho também, será super bem vinda!
    Abraços,
    Scar.
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/MLWonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá meninas, obrigada pela visita! sejam sempre bem vindas e adorei o cantinho de vocês!

      Excluir
  14. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pelos elogios! seja sempre bem vindo a esse espaço!

      Excluir
  15. Thaila o Paulo Coelho é um dos escritores mais bem consagrados.E seus livros são de uma escrita tão envolvente que é impossível você não ler algo e não viciar.Eu li o livro O Alquimista,nossa amei este livro.
    Adorei conhecer um pouco mais sobre ele aqui no seu blog.Excelente poste!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios Ana, espero ter possibilitado uma maior explanação sobre o autor

      Excluir
  16. Oi Thaila!! Devo confessar que adoro Paulo Coelho, já li vários de seus livros. E acho ele super delicado com seus fãs, ganhei de sua assessoria marcadores de página, cartões e até foto autografada, de verdade, não é aquelas assinaturas não! Um mimo :)
    Bju

    ResponderExcluir
  17. Oi Thaila!! Devo confessar que adoro Paulo Coelho, já li vários de seus livros. E acho ele super delicado com seus fãs, ganhei de sua assessoria marcadores de página, cartões e até foto autografada, de verdade, não é aquelas assinaturas não! Um mimo :)
    Bju

    ResponderExcluir
  18. Acredita que eu não gostei dos livros que li do Paulo Coelho? :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, eu só li apenas um, mas espero ler mais e não é com todos os autores que nos identificamos

      Excluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!