Resenha Sem clima para o amor




Sem clima para o amor
Título Original: I'm In No Mood For Love
Série: Writer Friends # 2
Rachel Gibson
Jardim dos Livros, 2006

Sinopse: Sem Clima para o Amor é um livro divertido, daqueles que te faz suspirar. A principal personagem, Clare Wingate é assim, uma hora sofre porque o vestido pink não será mais usado, num outro momento pega o namorado em posição constrangedora com outro homem e depois, quando decide dar uma trégua e se dedicar apenas ao trabalho, encontra o amigo de infância, Sebastian Vaughan. Os beijos são inesquecíveis e ela não tem vontade de ir embora.
Clare e Sebastian foram amigos na infância, tiveram sua dose de picuinhas na adolescência e na vida adulta cada um seguiu seu rumo. Ela escritora de romances e ele como jornalista, cobrindo principalmente tragédias e massacres mundo a fora.
Em uma coisa eles divergem: relacionamentos. Enquanto Clare sonha com um relacionamento digno de conto de fadas, com cercas brancas, cães e filhos, Sebastian foge de tudo isso, o fracasso do casamento dos pais deu-lhe um gosto amargo sobre amor.
Clare acha que conseguirá sei felizes para sempre com seu noivo Lonny, mas tudo muda quando ela o pega no closet com o cara da assistência técnica, um verdadeiro balde de água fria em seus planos e ela tem que agüentar essa fossa justo no casamento da melhor amiga!
Misturando álcool e uma dose de destino, os caminhos de Clare e Sebastian se cruzam novamente e talvez agora eles sejam justamente o que o outro precisa.
“Clare conhecia Sebastian desde sempre. algumas coisas não haviam mudado. Como as tentativas de persuadi-la e fazê-la pensar que o dia era noite, dar uma porção de desculpas esfarrapadas e, de quando em quando, fazê-la sentir-se maravilhosa. Como quando lhe disse que os olhos dela eram da cor dos íris que cresciam no jardim de sua mãe. Apesar de não lembrar quantos anos tinha, ela se lembrava que aquele elogio a deixara feliz durante dias.” p. 162
Rachel Gibson tem um que de humor em cada palavra que ela escreve, conotação dupla, ironia e sarcasmo fazem parte de seu jeito peculiar de escrever, ao mesmo tempo em que isso consegue dar leveza e graciosidade a história, não é suficiente para aplacar o quão cansativa a trama se torna por conta de suas múltiplas notas e referencias de marketing. Eu, por exemplo, não consigo ignorar as notas de rodapé, então paro de ler a trama para dedicar atenção a nota, volto a ler e por mais de uma vez perco o foco e a leitura vai arrastando.
Sebastian é o típico homem por quem toda a protagonista pode se apaixonar: bonito, charmoso e altamente galante, mas toda essa pompa e circunstancia faz com que em alguns momentos eu tenha torcido um pouco o nariz para ele, algumas de suas atitudes me incomodaram ao longo da leitura. 
Sebastian também tem uma relação tortuosa com o pai, que vem de um longo tempo e de certa forma ver como ambos vão reconstruindo essa relação me fez vê-lo com outros olhos, não piedosos mas compreensivos!
Clare é uma personagem pela qual muito me identifiquei, por esse jeito romântico de ver a vida e por querer seu final feliz, ela tem uma linguinha afiadinha e é cheia de sarcasmos, coisa que amo... Ela conseguiu me conquistar. A relação dela com a mãe também é algo relevante, uma vez que a mãe, Joyce, não consegue aceitar a carreira de escritora da filha e elas vivem se alfinetando, o bom de tudo isso é perceber que Claire não se abala e segue em frente, com seus sonhos e romances.
Sobre o tempo cronológico da trama, a autora apostou em fazer com que seu começo e meio de trama fossem muito longos, muitas idas e vindas, pouca ação e o final acabou sendo um pouco corrido a meu ver.
Enredo é um clássico das comédias românticas: tem a diversão, a sensualidade comedida e aquele romance de fazer o coração dar uma acelerada, mas pelo conjunto da obra e pela fluidez da leitura digo que para mim foi um romance mediano diante das minhas expectativas.

11 comentários:

  1. Oi Thaila,
    Eu li um livro dessa autora e achei só bom...mas ainda quero dar mais chances à ela.
    Gostei das profissões dos protagonista e parece ter um toque de humor mesmo. Dica anotada.

    tenha uma ótima semana :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Fofíssimo!!!

    Eu ganhei este livro, mas não li ainda. Vou dar uns pulinhos nele e vou ler logo.

    Adorei a resenha!!

    bjksssss

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai? Sua resenha está ótima. Eu amo os livros da Rachel e já li diversos títulos dela mas esse ainda nem comecei. Vou anotar aqui para fazer a leitura o quanto antes.
    Beijão!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
  4. Olá, não conhecia o livro, mas já gostei. Amo personagens sarcásticos e pelo visto a protagonista é a minha cara.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie!

    Acredita que eu já li esse livro, devo ter gostado por que dei nota 4,5/5 mas não lembro de nada?! Pois é! Mas com a sua resenha me deu até vontade de dar uma (re)espiada. ')

    bjs!

    Thaís

    Uma Conversa Sobre Livros

    ResponderExcluir
  6. Oie Thaila =)

    Os livros da Rachel Gibson sempre me parecem 8 ou 80 pelas resenhas que leio. Tem uns que todo mundo ama, outros que não parecem ser tão legais assim. Tenho curiosidade em ler algo da autora, mas como tantos livros na minha fila acabo deixando os livros da autora para depois.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Oi Thaila!
    Eu também não gosto de livros cheios de notas de rodapé, acabo me perdendo, a leitura não flui.
    Mas ainda quero ler um livro dessa autora.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Ainda não li nada dessa autora, e não sei se lerei. Esse livro parece ser legal, mas ão faz meu estilo haha. Parabens pela resenha!
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  9. Também achei bem mediano, Thaila. Na verdade esperava muito mais da obra.
    https://revelandosentimentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Tenho preguiça de ler os livros dessa autora. Todos os livros que li terminei com a sensação que faltava muita coisa. Nem irei começar a ler esse para não passar raiva depois.

    ResponderExcluir
  11. Tenho preguiça de ler os livros dessa autora. Todos os livros que li terminei com a sensação que faltava muita coisa. Nem irei começar a ler esse para não passar raiva depois.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa