Resenha Um homem de sorte



Um Homem de Sorte
- Nicholas Sparks-
Novo Conceito
2011

Sinopse: “Mas não estava em outra época e lugar, e nada daquilo era normal. Trazia a fotografa dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela.” “Era estranho pensar nas reviravoltas que a vida de um homem pode dar. Até um ano atrás, Thibault teria pulado de alegria diante da oportunidade de passar um fim de semana ao lado de Amy e suas amigas. Provavelmente, era exatamente isso de que precisava, mas quando elas o deixaram na entrada da cidade de Hampton, com o calor da tarde de agosto em seu ápice, ele acenou para elas, sentindo-se estranhamente aliviado. Colocar uma carapuça de normalidade havia-o deixado exausto. Depois de sair do Colorado, há cinco meses, ele não havia passado mais do que algumas horas sozinho com alguém por livre e espontânea vontade. (...) Imaginava ter caminhado mais de 30 quilômetros por dia, embora não tivesse feito um registro formal do tempo e das distâncias percorridas. Esse não era o objetivo da viagem. Imaginava que algumas pessoas acreditavam que ele viajava para esquecer as lembranças do mundo que havia deixado para trás, o que dava à viagem uma conotação poética. prazer de caminhar. Estavam todos errados. Ele gostava de caminhar e tinha um destino para chegar.

Este é o primeiro livro em que Sparks leva sua trama mais para o lado da misticidade no quesito de fé. Logan Thibault acredita que a sua sobrevivência no Iraque deve-se a foto encontrada em meio aos destroços e poeira, a jovem retratada além de linda foi seu anjo da guarda e merece um agradecimento e é isso que ele pretende fazer rumo à buscas que levem a essa mulher que não salvou sua alma, mas reavivou seu coração, sempre na companhia de seu cão Zeus, Thibault percorre longas distancias em busca de um novo futuro, junto com uma mulher que ele aprendeu a amar à distância.
Elizabeth, em contrapartida, tenta levar a vida calmamente com o filho, mesmo tendo uma relação difícil com o ex-marido, o policial Clayton, que não gosta nada da presença e da afeição que todos passam a sentir por Thibault, já que ele se considera tanto dono da cidade quanto da ex-companheira. Resumindo, Clayton é um homem amargurado que não aceita o fim do relacionamento e usa o filho tanto como válvula de escape para sua raiva quanto como forma de atingir Elizabeth.
Thibault não pensou que essa mulher poderia estar morta, ou ser casada. Algo que dizia que ela estava em algum lugar esperando por ela, isso dá ao livro um ar de conto de fadas que me conquista nas primeiras páginas. Apesar de uma boa trama preciso relevar que quando eu leio um livro do Sparks eu espero aquela dramaticidade intrínseca, aquele sofrimento intenso e arrebatador, infelizmente, não são estes os elementos centrais da trama. Nicholas aposta em discutir um tema atual, mas sem perder a capacidade de encantar o leitor.
Um dos pontos altos da trama é o uso de capítulos alternados entre os personagens, faz com que pareça que estamos nas cabeças dos mesmos, o que a meu ver dá evolução a trama e também possibilita conhecer mais dos personagens. Este recurso, quando bem usado, como nesse livro, causa esse efeito arrebatador quando lemos.
Como podem ver, mesmo com as minhas ressalvas nunca poderia de deixar de recomendar livro do Sparks, seria uma missão impossível, pois com o autor é assim quem se apaixona à primeira vista nunca deixa de amar!

42 comentários:

  1. Thailinha, querida, será que Nick acertou dessa vez? Sei que as tramas dele sempre têm boa dose de drama e romance. Mas ainda não me empolguei com esse livro. Gostei dessa situaçã o que vai despertar o ciúme do ex-marido... e devo dizer que adoro narrativas contadas sob mais de um ponto de vista. Assim, podemos nos posicionar e julgar melhor as atitudes dos personagens.
    Beijoooo.

    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2014/08/mil-rosas-roubadas-silviano-santiago.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o enredo com essa pegada de realidade atrai!

      Excluir
  2. Oi Thaila!
    Eu acabei de ler um livro do Nicholas e ainda estou sob efeito da leitura. Esse homem um dia me mata de desidratação. rs
    Esse foi um dos poucos livros que não li, mas tenho ele aqui em casa. Já assisti ao filme (só pq era meu Zac e não resisti - rs) e gostei. <3 Espero que o livro me conquiste.
    Beijão
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se é fã vai gostar de tudo que ele escrever

      Excluir
  3. Ainda não li um livro de Nicholas Sparks, mas assisti a esse filme. Sempre há alterações do livro pro filme, mas eu gostei bastante. E, na verdade, a sortuda na história é ela, benza Deus, hehe!!!!!

    Suelen Mattos
    _____________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja li as histórias, mas quase nunca os filmes! me decepciono

      Excluir
  4. Eu confesso que tenho uma relação de amor e ódio com o cara. Começo gostando imensamente dos livros, e depois algo se quebra. Não sei se é porque algo trágico sempre acontece... Realmente não entendo esse meu dualismo quando se trata de Sparks.
    Já li Um Homem de sorte. Adoro o Logan! História de vida e modo de agir me fizeram completamente apaixonada por ele. E bem que o final desse nem é tão ruim quanto eu esperava que fosse. Mas... rsrsr

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thaila!
    Também faço parte daquele grupo que nunca teve contato com um livro do Sparks. Tenho sim muita vontade,afinal, todo mundo é só elogios para o cara e, além de tudo, percebi que as histórias deles sempre tem um final emocionante e uma grande lição...

    Gostei muito do seu blog, estou seguindo! Quando puder,faz uma visitinha lá no meu, ficaria muito feliz em te receber!

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve passo lá, será um prazer. Se quiser te passo dicas de alguns livros do Sparks para começar a ler

      Excluir
  6. Oi Thaila! Faz uns meses que não leio nada do Sparks, estou querendo conferir algo no próximo mês, quem sabe este ou O resgate. O fato é que mesmo que digam que ele é clichê, sempre encontro algo diferente em seus livros.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o resgate, o único que ainda não tenho na estante! quando acho que completei lá vem lançamento!

      Excluir
  7. Oi Thaila!
    É verdade, esse é o livro do Sparks que ele fala mais de fé, não tinha reparado nisso quando li! Eu amei esse livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é quando ele começa mesmo a explorar outras vertentes na escrita!

      Excluir
  8. Parabéns pela resenha Thaila! Já li Um Homem de Sorte e curti bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom Nessa, é um livro bem interessante!

      Excluir
  9. Oi Thaila!
    Apesar de ter esse livro na estante à um bom tempo, ainda não consegui lê-lo. Gostei da tua resenha e, assim que a minha lista de leituras diminuir com certeza irei ler "Um Homem de Sorte". Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Thaila! Ainda não li nada do Sparks, acredita?! Como você disse, os livros dele costumas ser cheios de dramaticidade e sofrimento, o que sempre me deixou com a sensação de serem mais do mesmo. Um certo preconceito, admito! Mas estou com um livro dele aqui na estante e em breve darei uma chance.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entendo o que quer dizer, mas cada livro possui um diferencial relevante

      Excluir
  11. Oi flor,
    Já li esse livro e assisti ao filme e realmente uma historia linda e apaixonante, gostei muito e também super recomendo.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    Oi flor,
    Parabés ao autor. Achei a capa muito bem elaborada e a história parece ter potencial, vou aguardar sua resenha.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Eu sou fã do Parks, mas ainda naõ tive a oportunidade de ler esse :/

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que em breve possa remediar essa situação

      Excluir
  13. Eu gosto bastante desse livro!! No final eu não queria parar de ler pra saber o que ia acontecer ahhaha

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sparks tem essa capacidade de nos prender! faz parte do charme dele

      Excluir
  14. Parece um ótimo livro, quero muito ler!

    BeijO :*
    Blog Luanna Ravanelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tomara que em breve leia esse e outros livros do autor

      Excluir
  15. Amo esse livro!

    http://eucurtoliteratura.blogspot.com.br/2014/08/book-tour-o-menino-principe.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando é um livro que curtimos se torna inesquecível

      Excluir
  16. Entre os cinco livros do autor que li até hoje, considero isso como o mais fraco (pelo menos no quesito de ter me encantado do princípio ao fim), mas foi uma leitura muito interessante. Na verdade, mesmo com todas as críticas, acho impossível não achar isso de uma obra do Sparks. rsrs

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nisso somos meio opostos! eu adoro o Sparks!
      fã de carteirinha

      Excluir
  17. Oie Thaila
    faz tempos que quero ler esse livro do Nicholas. Não sabia que a narrativa era intercalada.
    Quero ler para poder assistir ao filme depois.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  18. Oiii Thaaaaaiii!
    entãããão já fui apaixonada pelo Sparks e lia um livro dele por dia.. mas comecei a me cansar. Tudo muito parecido... quando peguei o jeito dele comecei a achar tudo muito previsivel. Mesmo aqueles finais cheios de reviravoltas que são característicos dele.
    Lembro que quando li esse livro fui correndo ver o filme... e para ser sincera... gostei mais do filme! hahha! talvez porque já estava com uma implicancia com o autor, ou porque Zac é lindo maravilhoso e está sem camisa! ahahhaa

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu mesma não gosto de ler dois seguidos dele! acho muita coisa pra minha cabecinha

      Excluir
  19. Eu ainda não li, mas a sinopse deixou tão genêrico que poxa. Vou conferir

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Thaila-linda, eu tenho medo de me encantar demais pelo Nicholas Sparks, haha. Nunca li nada dele e tenho somente um livro aqui, que adquiri em uma troca, para finalmente conhecer o seu talento. Mas confesso que temo me tornar uma de suas fãs e depois ir à falência comprando todos os seus livros, kkkk.
    Mas sei que valeria a pena se isso acontecesse. Como você disse, embora seja um livro meio "místico" (o que também não curto muito), ainda assim é um livro que conseguiu ganhá-la como leitora. Isso é o talento do autor.
    Adorei a resenha!
    Beijos, flor!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como você disse, mesmo inovando é um autor que agrada!

      Excluir
  21. Eu adoro o Sparks, não tem jeito. E esse acho que é um dos melhores livros do autor. Inclusive no final quase morri do coração!!! E o filme é lindo tbm, mesmo que eu prefira o livro aaahhaha;

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá, Thaila.
    Esse foi o único livro do Sparks, até agora, que eu não gostei. Achei muito devagar e não me prendeu tanto quanto os outros livros que li do autor.
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa