Resenha O Guardião




 

O Guardião 

Nicholas Sparks

Arqueiro

2013

Sinopse: Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela. Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado. Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como rainha. Julie está animada como havia muito tempo não sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela. Quando percebe que o desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que a amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens, ela tem que tomar uma decisão. Só que não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo. O Guardião contém tudo o que os leitores esperam de um romance de Nicholas Sparks, mas dessa vez ele se reinventa e acrescenta um novo ingrediente à trama: páginas e mais páginas de suspense.


Julie não teve uma vida fácil, sua mãe instável, os homens que entravam e saiam de sua casa, os assédios e finalmente o abandono fizeram dela uma menina desconfiada de tudo e todos. Não foi fácil ver-se nas ruas e sem perspectivas para o futuro, nesse momento um anjo chamado Jim cruzou seu caminho. Ele lhe deu uma casa, um emprego, um futuro, amigos, segurança e amor sem nunca pedir nada em troca. O amor que nasceu entre eles foi até natural e a vida parecia estar nos eixos o destino veio e deu uma guinada.
Jim faleceu, vitima de câncer e Julie se viu novamente sozinha, mas seu marido deixou-lhe um último presente: Singer, um filhote de cachorro de raça dinamarquesa e um pouco desengonçado em que ela encontraria um amigo, um guardião que a protegeria quando o próprio Jim não pode mais fazer.
Quatro anos depois Singer está gigante e altamente temperamental, bem mais do que muitos humanos e Julie está melhor, ela contou com o apoio dos amigos Emma, Mike, Mabel e Henry para recupera-se da perda e agora está disposta a reconstruir sua vida ao lado de um bom homem, mas a pequena cidade de Swansboro  não é um lugar muito propicio para o romance e com vários encontros frustrados ela está quase desistindo, até que Richard aparece.
Richard Franklin é culto, bonito e um partido de dar inveja com seus encontros criativos, mas aos mesmo tempo é misterioso e  possessivo. Em contrapartida tem Mike, grande amigo de Julie e completamente apaixonado por ela.
Mike é um mecânico simples e um pouco atrapalhado com as palavras e ações, ele é tímido e até ingênuo em alguns momentos, ele só quer uma chance com a mulher que ama.
Envolvida com dois homens tão distintos, Julie tem que fazer uma escolha que pode acarretar inúmeras conseqüências e algumas podem ser devastadoras.
Sou fã do Sparks, o acho incrível. Ele constrói boas tramas, isso é inegável, mas esse não foi um livro que me arrebatou. Como Sparks mesmo conta em seus agradecimentos, “O Guardião” foi uma aposta nova, mesclando o romance com o suspense e ao mesmo tempo abordar um tema atual. Particularmente eu sinto falta do romance dramático que caracterizou o autor no hall da fama literária, parece que ele está perdendo essa essência.

21 comentários:

  1. Oie,
    confesso que não sou nem um pouca fã do autor. Na verdade fujo dos livros dele, mas uma amiga disse que este é um dos melhores dele, quem sabe dê uma chance

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos romances mais atuais e menos dramáticos dele

      Excluir
  2. Acredita que até hoje não li nenhum livro dele?
    Ainda não despertou tanto meu interesse rsrsr
    Bjos

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendaria outros títulos para começar a ler o autor

      Excluir
  3. Não vejo pq estaria perdendo a essência, não li este livro, mas acredito que inovar é sempre bom. Talvez você não tenha gostado pelo fato de estar esperando mais um dos tão característicos dramalhões que o autor geralmente escreve. Confesso que fiquei curiosa para ver esta nova faceta do autor. Se tiver oportunidade com certeza irei dar uma chance! http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos compreender que foi a forma diferenciada de contar histórias de amor do autor que o colocou no ranking dos maus conhecidos. Nesse ponto é que digo que ele perdeu de certa forma essa essência

      Excluir
  4. Oi Thaila!
    Escrevi um comentário e ele sumiu, será que você recebeu?

    Eu adoro os livros do Sparks e fiquei curiosa para ver como ele se saiu nessa nova aposta.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não veio Sora, às vezes acontece comigo também :/
      espero que essa nova forma de escrever surpreenda e agrade!

      Excluir
  5. Também sou fã do autor, mas este eu ainda não li.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um dos mais novos dele, dizem que também será adaptado!

      Excluir
  6. Thaila, eu confesso que até hoje só li uns 2 livros do nicholas, mas lembro que gostei muito, embora não seja tão fã de romance assim.
    talvez eu leia este livro, mas não no momento :D
    beijos
    No Limite da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que em breve tenha um livro dele que te desperte bastante a atenção!

      Excluir
  7. Esse livro é bem parecido com Uma curva na estrada, que foram livros iniciais do autor. Acho que ele tava dividido entre escrever suspense e romance, ainda bem que optou só pela segunda, porque realmente, a mesca não deu muito certo.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que como você fala ele se perdeu um pouco, exatamente por não conseguir dar continuidade aos dois gêneros

      Excluir
  8. Eu li o outro livro dele que é bem parecido com esse, Uma curva na estrada. Ainda bem que o autor optou por escrever só romance e não os dois juntos, porque não deu muito certo.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Gostei da resenha, pena que você se decepcionou um pouco, mais eu quero ler o livro adoro romance e suspense e nesse os dois estão juntos.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Também sou fã do autor e esse livro está em minha estante aguardando a leitura faz um bom tempo. Mas curiosamente não sabia desse estilo diferente encontrado na obra. Não sei até que ponto posso achar isso positivo, mas certamente a experiência será diferente e eu espero gostar, já que gosto dos elementos citados. :D

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que pode se surpreender positivamente

      Excluir
  11. Oi Thaila,
    E exatamente por essa mistura suspense e romance, que tenho curiosidade de ler “O Guardião” e espero não me decepcionar.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para quem tem interesse nessa mescla e gosta da mesma a leitura com certeza será proveitosa

      Excluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!

 

felicidade em livros 2013 - 2015 * Template by Ipietoon Cute Blog Design Modificado por Fabiana Correa