Link-me

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Resenha Um amor para Recordar






Um Amor Para Recordar 

Nicholas Sparks

Novo Conceito, 2011


 Sinopse: “Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”


Landon Cater é hoje um senhor na faixa dos 50-60 anos e nos conta sua história de quando era apenas um jovem de 17 anos que freqüentava o ensino médio nos anos de 1958. Landon assim como a maioria dos jovens em sua idade já teve seus momentos de irresponsabilidades, no primeiro momento ele é o modelo típico de jovem rebelde que está longe de ser o idealizado pela pequena e conservadora cidade de Beaufort, Carolina do Norte.
Jamie Sullivan, filha do pastor da igreja local não é o que se pode chamar de musa, com seus blusões largos, saias compridas e sua inseparável bíblia nos braços ela caminha pelos corredores da escola e por toda a cidade fazendo boas ações a quem precise.
Landon e Jamie estudam na mesma escola e frequentam a mesma igreja, ma isso não os aproxima, ao contrário parece ampliar as diferenças entre eles, mas quando Landon precisa de uma companhia para o baile dos ex- alunos e de repente Jamie é a única menina disponível ele não podia imaginar o quanto sua vida mudaria.
Conforme passam mais e mais tempos juntos Jaime vai mostrando a Landon a magia de ter prazer em viver, de ser útil ao semelhante e como isso é reconfortante. Também podemos ver o amadurecimento do Landon ao longo da história, conforme as páginas passam você se vê tão envolvido com a história que vibra e se emociona com cada gesto dos personagens.
Jamie sempre pediu a Landon que nunca se apaixonasse por ela, mas isso era impossível, ela era apaixonante e quando tudo se encaminhava para um final feliz eis que tem uma reviravolta e promete deixar todos desnorteados.
Você já pode ter visto o filme “Um amor para recordar” e deve ter consciência que o filme é uma adaptação da história e que tem algumas diferenças entre as duas tramas, mas com um gigante ponto em comum: o amor de Landon por Jamie não tem barreiras.
Eu chorei muuuuuuito, não vou negar, como Landon bem aponta logo no prólogo é uma história que fará você rir e se emocionar. É uma história que encanta por sua simplicidade: dois personagens, um amor pra vida toda e uma certeza para quem lê: é inesquecível.

23 comentários:

  1. Oi Thaila!
    Eu sou completamente apaixonada pelo Sparks. <3
    E o meu livro preferido dele é Um Amor pra Recordar, como você, eu chorei litros enquanto lia. Apesar de a história do filme não ser completamente fiel ao livro, eu adorei e como não poderia ser diferente, me desmanchei em lágrimas.

    Beijinhos
    Books and Movies

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, como não chorar com Sparks? é muita emoção!!!! concordo com vc, filme e livro são diferentes, mas não ruins!

      Excluir
  2. gosto muito de romance e bay
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu chorei litros, tanto com o livro, como com o filme. É um dos melhores do Nicholas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaila..
    Optei por não ler este livro,pois eu olhei o filme primeiro e chorei dias... Tipo, descontrolei... muito triste..mas lindo ao mesmo tempo.. E aí, por opção psicológica eu deixei de ler...hehe

    Beijos

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estela, seja bem vinda, primeiramente! quem vê o filme dificilmente lê o livro, pois é tanta lágrima que sai que é brincadeira!

      Excluir
  5. Chorou foi?? Eu também!!!
    Li este livro em poucas horinhas, e amei!

    Resenha muito boa!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já perdi a conta de quantas vezes eu já assisti ao filme, mas por incrível que pareça nunca tive vontade de ler o livro, quem sabe agora depois de ler sua resenha e saber que o livro e tão emocionante quanto o filme eu termine dando uma chance a ele.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Preciso ler esse livro
    assisti o filme e amei, tenho o livro mas
    nunca criei vergonha de lê-lo, vou ver se eu agilizo logo
    a leitura do meu exemplar hehe

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Thaila!

    Sem medo, posso dizer que esse é o meu livro favorito do Sparks e um dos meus favoritos de todos os que eu já li também. A história Jamie e Landon é tão linda, tão tocante, tão emocionante que, sei lá, não dá para não amare guardar bem guardadinho dentro do peito.

    O filme é ainda mais lindo!

    Beijos,
    Inara
    www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também o acho um dos preferidos! é uma história tão linda e mostra o quanto o amor pode nos mudar!

      Excluir
  9. Parabéns pela resenha Thaila! Estou ansiosa para ler Um Amor para Recordar! O filme é lindo! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, querida!

    Assisti ao filme "um milhão" de vezes, mas nunca li o livro. Gosto da história, apesar de triste, só não gosto muito da narração do Nicholas. Também me emociono sempre que assisto ao filme, tenho o DVD.

    Estive meio sumida por causa do início da gestação, mas já estou retornando. Desculpe a demora, tá?

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isie eu acho a escrita bem singela, bem real! achei linda a história do começo ao fim e espero que você curta muita a sua gestação!!!

      Excluir
  11. O livro tem uma essência diferente do filme, eu apesar disso, prefiro o filme. Por mais que o livro seja uma gracinha, muito lindo e emocionante... A história é uma das melhores já inventadas.

    Beijos, Carol
    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, seja sempre bem vinda, quando se trata de Sparks é paixão à primeira vista!

      Excluir
  12. Oi Thaila!
    Esse é um dos poucos livros do autor que ainda não li, acho que vou chorar horrores quando ler se o final for como estou pensando.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!