Link-me

terça-feira, 5 de junho de 2018

Resenha O segredo de Helena



O segredo de Helena
Lucinda Riley
Arqueiro, 2018
Sinopse: Helena nunca esqueceu o verão que passou na mágica Pandora, a casa de seu padrinho no Chipre, onde, cercada por oliveiras e pelo verde-esmeralda do Mediterrâneo, ela se apaixonou pela primeira vez, aos 15 anos. Mais de duas décadas depois, tendo herdado a antiga propriedade, ela retorna a Pandora para mais um verão, dessa vez em companhia do marido e dos filhos. NO entanto, Helena sabe que voltar àquele lugar pode trazer à tona segredos que ela preferia esconder. Um desses segredos envolve Alex, seu filho mais velho, fruto de uma relação anterior a seu casamento. Com uma inteligência acima da média, ele vive a difícil transição para a vida adulta e está determinado a descobrir a identidade de seu verdadeiro pai. Enquanto o verão avança e pessoas do passado de Helena reaparecem, Pandora parece pronta a revelar os mistérios que ocultou por tantos anos e que, uma vez descobertos, farão com que a vida de Helena, e de sua família, nunca mais seja a mesma.

Mais um livro de Lucinda Riley no mercado, mais um livro que chega cheio de expectativas e com uma capa maravilhosa, dessa vez a protagonista da história é Helena, uma mulher cheia de segredos que parte junto com a família para uma casa intitulada Pandora, no Chipre para as férias que prometem ser decisivas.


“Então, reflito, o que aprendi nestas férias? Que existem todos os tipos de amor, e que ele vem em toda sorte de moldes e formas. Pode ser conquistado, mas não comprado. Pode ser dado, mas jamais vendido. E, quando está presente de verdade, ele gruda pra valer. Esse tal de amor” p. 399


Quem nos conta história é Alex, seu filho mais velho, que dez anos depois pisa novamente em Pandora e como a caixa grega mística libera alguns segredos ao leitor. Numa relação de passado por meio das histórias do diário do jovem Alex, na idade de então seus treze anos podemos descobrir um pouco mais da misteriosa Helena.

Pela sinopse e também pelo desenrolar inicial da trama pensei que o enredo já estava definido e de fácil conhecimento, ledo engano! Lucinda foi ao passo que uma verdadeira contadora de histórias, foi aos poucos dando as informações para finalmente conhecer e confrontar quem de verdade é Helena. Muito pouco sabemos sobre ela, mas é facilmente imaginado uma mulher forte e com uma certa tristeza em seu olhar.

E o ponto alto da trama é justamente ir desvendando quem é Helena, no inicio temos um enredo óbvio demais que faz você ficar naquela de “será?”, aquela ansiedade em descobrir, mas pra mim tem muita, mas muita demasia, demasia de personagens secundários que apesar de darem uma boa composição ao enredo também conseguem desgastar em alguns momentos, tem uma demasia de descrição do lugar que não enjoa, o que é um ponto positivo, aliás, pois quem não quer conhecer Chipre? E conhecer um lugar pelos olhos de Lucinda é estar no lugar sem sair da própria casa!

Confesso que senti falta da narração da própria Helena, ninguém pode nos contar sua história do que a própria pessoa. Conhecê-la aos olhos de Alex me deu uma certa impressão de “falta algo”. Aliás, quem está acostumado aos livros de Lucinda sabe que esse jogo de histórias cruzadas e passado e presente são características fundamentais da escrita dela e eu confesso que senti falta disso nessa história em especial.

Temos, claro, muitas surpresas, mas no geral “O segredo de Helena” consegue, a meu ver, ser um livro mediano dado a autora que o assina, talvez sejam as minhas altas expectativas de novo, mas falou em Lucinda eu já penso naquele livrão maravilhoso, que vai me fazer virar a noite acordada e tal e uma trama mais morna meio que me murchou. Esse seria um excelente livro se não viesse com a carga de expectativa que o nome Lucinda Riley tem pra mim, fica a dica pra um leitor que esta começando a buscar novos autores, leia esse, se encante e leia os demais da autora, pra você que assim como eu já acompanha o trabalho, menos expectativa, mais mente aberta!

4 comentários:

  1. Acho a capa desse livro tão fofinha <3 Eu te entendo, quando a gente fica com muita expectativa pelo livro.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Thaila! Estou ansiosa para ler O Segredo de Helena! Beijo!
    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Thaila, tudo bem?


    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, está na minha lista de desejados como vários da autora, uma pena não ter excedido as suas expectativas mas concordo com você, quando falamos da Lucinda não esperamos mens do que grandes histórias, ótima resenha...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Thalia, tudo bem? Resenha maravilhosa! Eu li um livro da Lucinda (A Luz Através da Janela) que se tornou um dos meus favoritos da vida e sempre indico quando posso. Não tenho conhecimento suficiente para falar sobre a narrativa da autora além do livro que li, mas posso dizer que a minha experiência com a escrita dela foi fantástica, maravilhosa... é um livro com quantidade de páginas considerável (539), mas que fluiu de uma maneira impressionante e me fez sentir como se estivesse lendo um conto.
    Enfim, blá blá blá à parte sobre esse outro livro, estou muito curiosa pela história de "O Segredo de Helena", espero me sentir envolvida pela história assim como foi no outro livro e me encantar com a narrativa da autora. É uma pena que não tenha atendido às tuas expectativas, mas sabendo disso já faz com que eu vá com menos sede ao pote em relação ao livro.
    Mas a capa desse livro é isenta de qualquer defeito, né! PERFEITA!

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!