Link-me

domingo, 27 de maio de 2018

Vamos falar sobre série?



Thirteen Reasons Why ganhou uma segunda temporada com estréia em 18 de maio pela Netflix, ansiosa como eu estava quis aproveitar ao máximo esses 13 novos episódios. Terminei a série ontem para ser sincera e depois de digeri-la quis trazer algumas considerações, pois acredito que é interessante debater o assunto.

Todos sabem que a 2ª temporada se inicia com o processo movido pela família Baker contra a escola na qual sua filha Hannah estudava e sofreu bullying de forma maciça e cometeu seu suicídio. Muitos ganchos foram deixados para serem explorados e confesso que estava bem animada para o delinear dessa nova temporada.

Cinco meses se passaram desde o fatídico dia do suicídio de Hannah e enquanto todos tentam levar uma vida normal, vemos o sofrimento de Olivia Baker em perder a filha de forma tão trágica e sua luta por justiça. Essa dor é um pouco nossa enquanto expectador, porque sim cai aquela ficha de “sim, Hannah esta morta”, ao passo que Clay tenta se reconstruir da perda que sofreu pela garota que amou desde sempre.

Quando fotos polairods começam a chegar, dando indícios que o colégio Liberty é mais ameaçador do que se imagina e o julgamento do caso Hannah se inicia a trama ganha novas nuances, dando um ar misterioso e intrigante a trama.


Um dos questionamentos que sempre ficaram seria se a personagem Hannah teria participação nessa segunda temporada e o que muito me agradou foi o fato de sim, Hannah está presente. Ainda é a história dela e ninguém realmente estava pronto para dar adeus a ela. Hannah é um fantasma para Clay, com quem ele interage naturalmente e por meio de flashbacks que contam um pouco mais de quem era na verdade Hannah Baker.

Eu também gostei do fato de que cada depoente no caso trouxe mais sobre Hannah, quem ela era, como ela era, mas não pense que foi de forma romantizada. Afinal, ninguém é a mocinha todo o tempo isso aproximou Hannah de ser uma pessoa de verdade, com falhas, segredos, medos e anseios.
Ao final, é percebível uma reflexão: não foi cortar os pulsos que levou Hannah a morte, não foi a depressão. As pessoas foram as culpadas, todos, absolutamente todos tiveram uma parcela de culpa na morte cruel de uma adolescente. Com sinceridade digo, o suicídio de Hannah é um alerta para nós mesmos, as pessoas julgam, as pessoas acusam sem saber, as pessoas se afastam, se omitem e não oferecem apoio. Todos os dias nos tornamos um pouquinho mais egoístas, menos empáticos, menos preocupados com os outros e mais com o tido “venha nosso”. Todos sabem que podem fazer um pouco mais, entretanto não fazem.


Outro ponto relevante foi dar vez e voz a outros personagens, aos seus próprios problemas e como seriam resolvidos.

Isso deu maior visibilidade e possibilidades de conhecermos cada um dos porquês de Hannah mais a fundo, seus medos, falhas, seus arrependimentos ou não.



Se eu aceitei o final? Não!
Não aceitei, pois queria que as coisas tivessem se delineado de forma mais diferente, mais justa, mas peraí? Não é isso que acontece todos os dias? As injustiças estão ai, mas a série mostra que é preciso lutar contra o sistema, de se expor, de falar sobre.

A sociedade ainda vê com certas desconfianças temas fortes como abuso sexual, suicido, dependência química e afins, é do cotidiano, infelizmente, mas ninguém quer falar sobre, parece que se eu não falar, você não falar, nós não falarmos, pronto! Não existe. Eu tenho comigo de que justamente esses temas deveriam ser mais e mais falados, debatidos a exaustão! 

Se a série te faz passar raiva? Sim! exatamente por não traçar um “felizes para sempre” a série te faz passar raiva, você sabe o que é o certo, mas nem sempre o lado certo ganha, mas isso não quer dizer que você não deva fazer, você tem que fazer exatamente para ter a oportunidade de mudança.

Se a série choca? Sim! Muito, aliás. Sem floreios, com muitos socos na cara e muitas reflexões a série mostra o quanto podemos ser prejudiciais para as pessoas, o quanto necessitamos de ombros amigos e uma incansável coragem de lutar contra um sistema tão opressor. O que aconteceu com Hannah, Jessica, Tyler, suas opressões e abusos, são fatos que acontecem diariamente com jovens ao redor do mundo, eles são um reflexo da sociedade, uma forma de dar voz a tantos outros que se sentem excluídos, feridos, abandonados, desesperançados.

 Como educadora eu me vi muito perturbada pela imagem que o colégio passou: omisso, despreocupado, desatencioso, repulsivo e permissivo. As pessoas precisam ser mais atentas, a escola não pode ser um ambiente de medo e transtorno, atenção e cuidado são necessários em todas as fases da vida.


Eu acredito na existência de uma terceira temporada, talvez por ainda acreditar em uma luz no final do túnel, por acreditar em justiça e, principalmente, quero essas pontas soltas bem amarradinhas! Com um enredo intrigante, chocante e atual, Thirteen Reasons Why conta com boas atuações e uma trilha sonora de primeira categoria, haverá personagens que ganharão seu coração outros você mesmo vai querer mandar pro inferno, mas é uma boa série.

7 comentários:

  1. Assisti essa segunda temporada e uma palavra me define "chocada". Também achei que seria um final feliz como costumamos ver sempre, mas parei pra pensar e a resposta pra isso não é tão difícil de achar (é o que acontece na realidade). Sim, vivemos em um país injusto, em um mundo injusto. É isso que acontece, as autoridades se omitem e a verdadeira vítima passa despercebida, principalmente quando essa está morta. Sei que fiquei muito reflexiva depois que assisti essa série e nunca mais serei a mesma, passei a ter um olhar diferente sobre as coisas para que de alguma forma possa prevenir de acontecer essas tragédias tanto na minha vida quanto na das pessoas ao redor. Também acredito que deve ter uma terceira temporada para amarrar o que ficou solto, é a nossa esperança das coisas darem certo e a justiça ser feita pelo menos numa série.

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Thaila =)

    Acho que Thirteen Reasons Why incomoda tanta gente por que ela aborda a realidade de forma nua e cruel. E infelizmente nós gostamos de finais felizes, do faz de conta e quando escolhemos um livro para ler ou filme/série para assistir é isso que procuramos, o bonitinho. O mundo perfeito que não temos na vida real.

    Ainda não assisti a segunda temporada inteira, mas já peguei vários spoilers e sei o que acontece. Vai ser chocante assistir? MUITO! Provavelmente vou ficar com o coração me pedaços e despedaçada também.

    Mas é a realidade. É algo que acontece todos os dias em algum lugar do mundo. E enquanto ficarmos calados ou fingir que isso não faz parte de nossa realidade. Sombria, muitas vezes triste e bastante hipócrita, nada vai mudar.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  3. Oi Thaila! Essa série gera muita polêmica, não é? Até hoje não conferi nenhum episódio, fico adiando por conta de querer ler o livro antes. Mas vou ver, estou bem curiosa.Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaila
    Terminei ontem de ver a segunda temporada e realmente é uma série forte e impactante, que mostra uma realidade chocante de forma direta e sem muitos rodeios. Acredito que deve ter uma terceira temporada sendo planejada... Espero, né?
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  5. Oi Thaila!
    Eu vi 1a temporada apenas e não foi fácil, chorei muito. Ainda estou me preparando psicologicamente para ver a 2a temporada.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaila, tudo bem? Eu concordo com vc, o final é duro, mas totalmente realista e condizente! Alguns depoimentos me emocionaram e foi interessante ver outro lado da Hannah tb. Espero que tenha uma terceira temporada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Gostei da dica Thaila. Ainda estou relutando se devo assistir esse seriado sim ou não, devido a inúmeras opiniões, mas acho que, de certa forma, ele serve como um alerta para a nossa sociedade. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!