Link-me

domingo, 3 de junho de 2018

Para Refletir #130




Senta que lá vem textão! Textão em pleno domingo, final de feriado? Sim, sim! 

Vamos falar um pouquinho sobre tudo? Bora falar desse mundo às avessas? Bora falar de  reciprocidade? É aquela palavrinha bonita, que todo mundo gosta de usar, mas de verdade, na prática, temos encontrado tão pouco disso que me assusta, o que me assusta de verdade é a incapacidade do ser humano em entender o seu próximo, de olhar para além da pessoa que está na sua frente. 

A gente julga, aponta, afronta e se afasta como se não importasse, às vezes nem se importa mesmo. Cadê a empatia? Cadê por em prática amar os outros como a ti mesmo? Ou seguir o mandamento chinês "me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso", as pessoas passaram a ignorar a dor alheia, focado em seu próprio mundo e escolhas, às vezes o outro quer apenas magicamente que você fique feliz com um pouquinho de purpurina mágica jogada na sua cabeça, e tcharan "felicidade"... Mas, aí você se retrai mais, diminui o sorriso, muda caminhos, muda a conversa e ao mesmo tempo em que pede ajuda, esconde o que sente. E você se retrai, diminui e ao passo culpa as falhas dos outros contigo.

Aí entra num outro tópico bacana pra falar. Quem é que no fundo te machuca? As pessoas com suas atitudes ou você com as suas expectativas? 

Sinto em dizer, meu anjo. É você que permite que os outros te magoem, você e as suas expectativas, você e a sua estranha fala de "confio de olhos vendados", aí você confia, descobre alguns vacilos, se chateia, chora, confronta, se adapta, volta a se decepcionar e fica triste. Então, meu anjo, você que colocou muitas expectativas naquela pessoa, você que se viu no reflexo dela e achou que as mesmas atitudes que você teria o outro também deve ter, leda ilusão.

 Você é dono das suas ações, dono das suas escolhas e só das suas. As dos outros já tá explícito, são do outro!

Todo mundo tem prioridades, é intrínseco, natural e inconsciente...
Comprar uma blusa nova ou guardar o dinheiro?
Carro ou viagem?
Faculdade ou rolê?
Os de sempre ou as novidades que a vida traz?

Tudo é questão de escolha e prioridade. Eu afunilo o que quero, descarto o que não me faz falta e bola pra frente. Ruim? Demais! Ainda mais se você acha que é prioridade e se torna segundo plano. Mas fica a dica: só você pode se por em prioridade, você! Por você, pra você. Você conhece o que dói, o que magoa, conhece o que faz rir, você é sua história então para de ter medo de viver e se joga, para de ter medo de não dá certo e se arisca. Se descubra, se arrisque, se permite, se evolua.

Eu sou uma das pessoas que mais sofre com isso, eu sempre espero muito de mim no outro, seja nas atitudes, palavras ou sentimentos e quando o outro me magoa eu fico imensamente triste, imensa e intensamente triste. O não cuidado machuca, mas machuca mais ainda se ele não parte de você em primeiro plano.

Não é egoísmo pensar primeiro em ti, não é mesmo! Egoísmo é se machucar pelo que sente em detrimento das ações dos outros. Não de as pessoas poderes que não tem. Simplesmente, não dê!
Você é o seu senhor, só você. Não deixe mais que as pessoas e as suas não escolhas, as suas não atitudes te restrinjam. Você precisa viver uma relação de empatia e reciprocidade com você antes de tentar abraçar o mundo.

4 comentários:

  1. Belo texto Thaila. Me identifiquei bastante com as suas palavras, pois tenho essa mania desajuizada de esperar das pessoas o mesmo que eu faria por elas e sempre me decepciono, constantemente. O correto é esperarmos tudo, absolutamente tudo, de nós mesmos e cultivar o amor-próprio em todos os momentos e ocasiões. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaila! Infelizmente nem sempre as pessoas agem conosco como agimos com elas. É algo bem frustrante. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oie Thaila =)

    Eu ando em uma fase que não estou fazendo questão de manter em minha vida, quem não me quer na sua. Antes eu esperava demais dos outros, colocando a minha felicidade na mão de quem só se importava com si mesmo. Doeu mais eu aprendi, e tudo bem se algumas pessoas me achem egoísta por causa disso. Prefiro ser "egoísta" do que tonta rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Olá Thaila,

    Concordo plenamente, infelizmente essa é uma dura realidade, mas não podemos nos abalar com isso, ótimo texto...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!